Dia da Consciência Negra.

Dia 20/11 comemora-se o Dia da Consciência Negra.Os Negros fizeram muito por este país e nos deixaram um legado Cultural Maravilhoso.Apesar de Escravos,ensinaram muita coisa ao Português ignorante.Seu maior legado,para mim,foi a Culinária.Fui criado com Angu e Feijão!!! Êta coisa boa!Até hoje como todos os dias.Mas eu sinto uma tristeza com que aconteceu com os Negros.Não foi nem a crueldade com que eram tratados,nem as condições precárias em que viviam. Foi a Castração Psicológica e Emocional.Foi-lhes tirado a Terra Natal,o habitat de nascença,seus odores,costumes,seus familiares.Quebrou-se a Espinha Dorsal da Constituição Familiar.Isto sim foi terrível,porque a dor física Ele suportou e renasceu mais forte.Chegou num ponto que o Negro não sabia viver livre! Cruel isto.Perdeu a noção de família,dinheiro e outros valores que todos nós aprendemos.Ficou um Vazio Emocional/Psicológico.Tanto que,quando da alforria,não sabia para onde ir de tão acostumados que foi a ser servo.Após a Libertação,voltou ao Senhor de Engenho e ao Senhor Patriarcal,no Nordeste, como *trabalhador*,ou seja,um escravo disfarçado.Não tinha estruturas para sobreviver sozinho.Foi horrível isto.Alguns se juntaram e formaram grupos denominados Kilombos,onde tinham um Chefe e leis próprias.Fugiu do branco escravista.Em SP temos alguns lugares onde os Negros se juntaram em Comunidades,como o Vale do Ribeira e Sorocaba e outros lugares.Aí faziam suas festas,dançavam a Umbigada,o Samba de Tambor,o Jongo com muita alegria.Daí surge o Samba Paulista,diferente do Samba do Rio que veio da Bahia.Os Negros contribuiram e muito para o desenvolvimento do Brasil. Quero saudá-los através de duas pessoas que aprendi a respeitar.O Prof.Doutor em Geografia,Milton Santos,baiano.Figura ímpar que elevou o nome do Brasil lá fora,fazendo Mestrado e Doutorado nos EUA. Outra figura é meu amigo,Luiz Ferreira,de Guaratinguetá,morando há muitos anos em SP.Sua mãe,pessoa simples,lavadeira,colocou-o para estudar no Instituto de Educação de Guaratinguetá.Foi uma das melhores Escolas Públicas deste país.Aproveitou a chance e se formou no 2o.grau.Veio para SP e,às duras penas,se formou em Biomédicas.E está ainda exercendo a Profissão com seus 70 anos.Homens de VALOR.Saúdo a Raça Negra através destes dois personagens.Fiquem na Paz!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 20/11/2012
Código do texto: T3994975
Classificação de conteúdo: seguro