O Jeito Mineiro de Ser.

As primeiras notícias das terras mineiras vem de 1635+-,quando um mulato sobe o paredão da Mantiqueira,atravessa por um grotão,parte mais baixa,e adentra as terras novas em busca de riquezas. E as encontra mais ao centro,próximo a hoje Ouro Preto. A partir daí foi uma corrida em busca de riqueza fácil:OURO! Ouro correndo pelos rios e muitas pedras preciosas.As ordens de El-Rey eram para quem encontrasse o filão tornasse-ia o proprietário da lavra.Não foi isso que aconteceu.Veio gente de todo lugar para as terras de Minas.Paulistas,cariocas,baianos,até portugueses abandonavam tudo na terrinha para tentar ficar rico em pouco tempo.Foi uma confusão danada.Deu até em guerra:Guerra dos Emboabas,aliás sempre muito mal contada.Desta maneira começa a se formar o CARÁTER mineiro.O Negro teve um papel fundamental na busca pelo ouro.Ele possuia o conhecimento de como batear o ouro.O português era muito ignorante,e o negro formado no islamismo tinha um pouco de cultura.Para aquela época era muito precioso tal fato.Aliás,o Negro ensinou o português nos engenhos e construções. A corrida do ouro durou uns cem anos e assim foi se formando a cara do Mineiro,seu jeito de ser. Para todo ouro encontrado,havia que repartir uma parte com a Corte e isto causava mal estar e desconfiança em ambas as partes.Desconfiança,eis uma das características mineiras.Sempre desconfiado de tudo.Por que o mineiro mais escuta do que fala? Tambem pudera! Com os guardas de El-Rey às costas,mais os ladrões de plantão nas estradas,a gente mineira tinha que aprender a ouvir mais e falar menos para não entregar o*ouro*.Com o fim do ciclo aurífero,a população que habitava a região central de Minas se espalha pelas serras todas e ficam isolados do mundo.Não há horizontes...somente montanhas para olhar. Então,o mineiro volta-se para o céu em busca das Estrelas e da Lua: torna-se Músico e Poeta. E quantos existem! Com o isolamento,o mineiro encontra no gado vacuum uma forma de subsistência,produzindo leite,queijo e carne.Assim a família cresce na economia de subsistência e foi povoando as grandes áreas do Estado das Alterosas.Quando o café deixa o Vale do Paraíba,o mineiro desce com o gado e ocupa o lugar,aproveitando da linha férrea entre SP e RJ para exportar seus produtos,daí o Vale ter se tornado,há anos atrás,o maior produtor de leite por município. Desta forma o caráter mineiro foi se amoldando às situações advindas das circunstâncias históricas,até o advento do Pão-de-Queijo-a maior invenção mineira! Tem gente que não gosta de Mineiro.Concordo...eu gosto é das mineiras...Fiquem na paz!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 24/09/2012
Reeditado em 07/11/2012
Código do texto: T3899577
Classificação de conteúdo: seguro