Guerra nas Estrelas-Primeira Trilogia

Lendo alguns textos deparei-me com uma conversa entre Joseph Campbell e George Lucas,este um visionário e diretor do filme maravilhoso *Guerra nas Estrelas*.Joseph Campbell,um pensador espiritualista faz um apanhado da essência do filme,mostrando-nos a força do *O Poder do Mito*(livro de sua autoria) e A Saga do Herói no transcorrer da narrativa.George Lucas brinca no filme com nossa espiritualidade,revelando-nos que somos uma essência divina e não pura tecnologia,como demonstrado na Figura de Vader(creio que Pai em holandês) onde este é uma mistura de técnica e humano,representando o Estadoque quer nos fazer puros fantoches medíocres.Campbell nos assevera que o mocinho Luke Skywalker se debate numa luta insana em seu interior(como qualquer jovem) em busca de seu EU.O diretor George Lucas,inteligentemente,coloca ao lado do jovem a figura de um Preceptor-Ben Knobis-um mago que ensina ao garoto como encontrar a Força:*Ela está dentro de Você e não fora.* Qual jovem não quer encontrar a firmeza de caráter e determinação que tanto os atormenta? Existem Símbolos e Metáforas no filme que ultrapassam nossa compreensão simples,justamente para nós pensarmos e refletirmos sobre nós mesmos.Toda a Odisséia do*Andarilho dos Céus*(Skywalker) se passa tanto na terra como nos céus.Porque somos Matéria e Espírito,muito explícito por Lucas em nuances sutis. Por que Lucas colocou um jovem como representante de um cenário de lutas humanas? Porque exatamente no jovem é que está se desenrolando a batalha entre a Tecnologia e o Humanismo.E o Estado tem um papel fundamental nisto tudo.O jovem se debate entre aceitar o Pai-meio máquina/meio humano- e a conquista de seu lugar no espaço/tempo.As figuras que aparecem no filme,assim como as naves fantásticas,imensas,dão um colorido especial à narrativa genial deste diretor. Esta primeira Trilogia-Guerra nas Estrelas-tem um cunho didático espetacular para quem observa mais cuidadosamente tanto o filme,quanto a narrativa.O miraculoso e o simples estão juntos porque a Vida é assim.Nada é Por Acaso.Tudo tem um Razão de Ser.E não somos nós que ditamos os fatos dos acontecimentos.Podemos até ajudar sem saber,mas nada é por acaso.O filme*Guerra nas Estrelas(primeira trilogia) é um excelente Livro Didático.

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 03/09/2012
Código do texto: T3862681
Classificação de conteúdo: seguro