MITOS DA DIETA

Caríssimos, quantos de vocês já passaram por este árduo momento? Depois de um breve autoexame diante do espelho e de constatar que as queridas roupas antigas lhe vestem com alguma dificuldade ou mesmo não servem mais, decidir que é hora de começar uma dieta. Claro que o ideal é sempre procurar um médico, como um nutricionista ou endocrinologista. Infelizmente, existem pessoas que preferem decidir por conta própria o ritmo do seu regime, atitude que provavelmente pode trazer problemas à saúde.

Com alguma base no que a nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook concluiu sobre os 10 piores alimentos para o corpo, resolvi pesquisar brevemente o assunto e enumerar alguns mitos, reais ou não, sobre a dieta, colegas do Recanto. É sexta-feira 13, dia apropriadíssimo para tratarmos de mitos e crenças!

O refrigerante comum, em excesso, realmente engorda graças ao açúcar. Os refrigerantes diet e light, apesar de parecerem ótimas alternativas pela ausência parcial ou total de glicose, contêm aspartame, substância que pode provocar sintomas como ansiedade, tontura, insônia, palpitação cardíaca, entre outros. O temível aspartame também é encontrado em adoçantes.

A ingestão de líquidos durante as refeições não engorda diretamente, mas dificulta a digestão. A água dilui o suco gástrico, dilatando o estômago com o tempo.

Entre as guloseimas açucaradas, tome especial cuidado com o chocolate. O doce derivado do cacau equilibra os níveis de serotonina no cérebro, hormônio que proporciona prazer. Obviamente que, como qualquer doce, chocolate em excesso engorda.

Mulheres com a impressão de que seu namorado, marido, irmão ou seja lá o que for emagrece com mais facilidade, lamento informar de que não é apenas uma impressão. Os homens contam com mais testosterona e massa muscular, muito úteis na queima calórica.

A quantidade de alimentos não é o que exatamente engorda. É a qualidade. Muitas coisas que as pessoas gostam de incluir em suas refeições, como sonhos, pastéis, batatas fritas, hambúrgueres, pizzas e cachorros-quentes são apenas coletivos de caloria e gordura. Têm pouquíssimos ou nenhum nutriente útil à saúde e não matam a fome de verdade. Causam apenas uma sensação de “entupimento”.

O ritmo também é fundamental. Evite pular refeições. Desta forma, seu corpo entenderá que precisa acumular gorduras para um grande período sem alimentação (mesmo que, na sua concepção, não seja assim tão longo). O metabolismo não gasta calorias, que é o objetivo da dieta.

Além de evitar os refrigerantes, não abuse de nenhum tipo de alimento light e diet. Fique sabendo que “light“ significa uma redução parcial de algum nutriente e “diet” é a redução total, normalmente de açúcar e gordura. Porém, mesmo assim, muitos deles são calóricos.

A dieta não deve ser encarada apenas como uma forma de solucionar o incômodo do momento. É preciso ser uma mudança no estilo de vida, o que implica em dizer em novas orientações alimentares e, sempre que possível, a prática de exercícios, também orientados por um médico.

E olho na balança, moçada!

Andre Mengo
Enviado por Andre Mengo em 13/07/2012
Reeditado em 13/07/2012
Código do texto: T3775473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.