Os Bandeirantes.

*-S.Paulo foi durante muito tempo um burgo pobre,de pequenos proprietários ou de simples artesãos,de cacadores de índios ou de aventureiros.A Riqueza veio tardiamente com o Café.*-Brasil-terra de Contrastes-Roger Bastide.

Os Bandeirantes surgiram da necessidade de se encontrar saídas para a condicão da Vila de Piratininga(SP),cujos habitantes passavam situacões degradantes no mundo fechado do planalto paulista.Ao subirem a montanha-Serra do Mar-encontraram no planalto apenas índios e não riquezas imagináveis e que El-Rey de Portugal desejava.Os homens que aportaram ,junto com os Jesuítas,vieram solitários,sem família,diferentemente dos que desceram no Nordeste. O que fazer? Em primeiro lugar,procuraram alimentacão e só os índios sabiam como encontrar,então,através de um português perdido neste mundo de Deus-João Ramalho-,encontraram condicões de sobrevida no frio,garoa,animais peçonhentos e outros,além de tribos hostis.Os homens se amancebaram com as índias,contra a orientacão dos Jesuítas de Anchieta e Nóbrega,e formaram um pequeno vilarejo,já prontos para enfrentar novas contendas com tribos inimigas.O vilarejo de Santo André(anterior a Piratininga)foi obrigado a recuar até os altos do morro(Hoje Praca da Sé) e se juntar aos outros colonizadores,por causa de constantes ataques.Surge dessa mescla de audácia e conhecimento da terra ,uma figura extraordinária:Os Bandeirantes. A Necessidade faz o Homem! A populacão da Vila tinha que sobreviver e com o conhecimento advindo da miscegenacão em relacão à terra,animais,água e outros quesitos úteis à sobrevivência,os Homens descendentes de Índias/Português sairam por este mundão afora em busca de escravos nativos e riquezas outras,como ouro e pedras preciosas.Estes empreendimentos deram-lhes uma fortaleza de caráter e conhecimento militar únicos no Brasil de então.Estes homens oriundos de Piratininga andaram por esta terra brasileira de Norte a Sul,Leste a Oeste,sempre formando vilas e povoações que existem até os dias de hoje.Bem antes dos norte-americanos fazerem em sua terra,o norte e oeste do Brasil foram mapeados por estes intrépidos mamelucos.Andaram pelas Minas Gerais,pelo Paraná,pelo Rio Grande do Sul,por Goiás,Mato Grosso,Amazonas,Nordeste e chegaram até a lutar contra os holandeses!!! Entraram no Paraguai,Bolívia,Peru e depois voltaram a Piratininga onde praticavam uma economia de subsistência,apesar do ouro e pedras preciosas conseguidos nestas andanças.Não prestavam muita obediência ao El-Rey e nem davam muita importância,como as Capitanias ricas do Nordeste faziam,em bajulações mil! Os Bandeirantes abriram os caminhos do Brasil de hoje,apesar de muitos historiadores facciosos tentarem denegrir e macular a figura do Bandeirante.Eram brutos? Eram...Eram Fascínoras? Não...Não mataram tantos índios quanto se conta em certos livros de História(?),nem foram tão cruéis quanto se afirma e imagina.Foram Homens que cumpriram um papel muito importante na História do Brasil,abrindo as fronteiras desta Terra, e que muitos tentam vilipendiá-los a troco de besteiras ideológicas.Gracas aos Bandeirantes nosso País tem esta dimensão,gostem ou não.

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 20/04/2012
Reeditado em 23/01/2013
Código do texto: T3622896
Classificação de conteúdo: seguro