A Triste História da Pedra Bonita.

É numa atmosfera Messiânica que se situa a História da Padra Bonita. O Mito Messiânico da*Terra-Sem-Males(Santidade dos Índios) talvez perdure até hoje ,entre os vaqueiros do Sertão Nordestino.No comeco de 1836,surgiu na paróquia de Flores um mestico de nome João Antonio dos Santos,que mostrava a todos duas pedrinhas misteriosas,que,dizia,ter encontrado num lago misterioso,próximo ao Reino de Dom Sebastião,aquele que desapareceu em Alcácer-Quibir(África). Ficara famoso e fora presenteado com uma linda cabocla(que sempre o rejeitara),além de bois,cavalos e dinheiro dos grandes proprietários da região nordestina. Assim nasceu uma nova religião,cujo centro Místico era um Santuário natural,constituído por dois enormes rochedos de uns trinta metros de altura,apontando para os céus. Junto às pedras,havia uma rocha cavada formando a mesa do holocausto,além de cavernas onde João pregava aos fiéis.O Reino Encantado de D.Sebastião podia-se abrir a qualquer momento como a Santidade dos índios-A Terra-Sem-Males-,daí bebia-se o suco de Jurema(alucinacões),fumava-se a *Erva Santa*,cantava-se hinos em êxtase,enquanto o maracá era ritualmente agitado.João tinha uma série de regalias,inclusive passar a primeira noite com anoiva e depois entregá-la ao marido,já *santificada*.Ele desapareceu,dizendo ir buscar crentes no Cariri,deixando a direcão da seita com seu irmão cacula,agora transformado em rei,e outros parentes.A pregacão continuou,conquistando mais adeptos,até mesmos abastados,não se limitando mais a vaqueiros e mesticos. O Novo Rei anunciava que um Mundo Novo surgiria,que o Negro renasceria Branco,que o Pobre seria Rico,que o Velho voltaria à Juventude e todos teriam a Imortalidade. Mas para isso era preciso muito sangue.Somente sangue abriria as entranhas da terra ,deixando passar D.Sebastião e sua Corte,libertando a todos. Mataram cães,pessoas,mais de trinta e tantas,tanto que ,quando a polícia chegou ao local encontrou corpos alinhados por sexos e idade.Terrível... O irmão de João,o novo rei foi também imolado e assumiu o outro irmão que havia *falado* com D.Sebastião. e saíram daquele lugar. A Hecatombe durara três dias. Os sobreviventes,embriagados ainda pela Jurema vagavam,semi-mortos,em busca do Reino Encantado.Dom Sebastião não chegou,apenas a Polícia para recolher os mortos. Esta é a Triste História da Pedra Bonita. (Baseado no livro *Brasil - Terra de Contrastes-de Roger Bastide-Cap-V-O Outro Nordeste)

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 17/04/2012
Código do texto: T3617154