Brasil-A Fusão das Racas-O Jeitinho Brasileiro.

Quando os portugueses chegaram aqui encontraram um Paraíso Terrestre,com mulheres nuas,frutas,só que eles fediam muito,então,tiveram que tomar banho na marra,senão...não haveria festa.Trouxeram muita matula na bagagem:sífilis,peste,piolho,escorbuto etudo o mais que marinheiros doidos,que ficavam meses num barco em alto mar.poderiam trazer? Queriam

saciar era *sede* de tudo,aproveitar de tudo,tirar o maior proveito de tudo e voltar *correndo* para a Terrinha. Era tirar umas lasquinhas da terra nova e pé-na-estrada,ops,pé-no-mar de volta. E assim foram ficando,ficando e os índios,principalmente as índias, aceitando a turma do bacalhau fedido. Haja nariz!!! Imagina aqueles homens barbudos com aquela roupaiada,cabelos e barba grande,botas que não tiravam há mais de mês e ...não havia desodorante naquela época,pois a Avon estava sendo implantada na Bahia,havia meses e meses e nada. Os portugas queriam mais eram tirar as lasquinhas,mesmo que fosse de pau-brasil,e se mandar prá terrinha. E a colonizacão do Brasile? Isto é coisa dos gentios. Daí,então,os portugas resolveram trazer os negros. Amarrados,é claro! E o negro queria vir para o Brasile? Nunca!!! Os reis de Daomé e Angola guerreavam e prendiam seus patrícios e os vendiam feito mercadoria. Eram um bom negócio pros ingleses,franceses,espanhóis e portugueses. Os negros cairam aqui na marra.E foram judiados e maltratados.Os índios já tinham escapado desta tortura.Coisas de europeus ignorantes e insaciáveis na ganância de ficar rico.A Europa era *tão maravilhosa*que tinha passado por um surto de Peste Negra que dizimou milhões de pessoas.Falta de higiene.Só isso.Os árabes que se situavam no sul da península Ibérica não passaram por este problema.Questão de cultura,higiene e saúde. Bom...e como ficaram as três racas nesta terra ao sul do equador? O portuga queria voltar correndo prás terras lusitanas;o negro queria voltar correndo,tirar os grilhões,prás terras africanas; e o índio? Não tinha prá onde correr.Literalmente,ficou a ver navios... Daí comeca o *Jeitinho Brasileiro*.Gregório de Matos-poeta baiano -creio que dos anos 1600 e tantos-brincava em versos com a maneira e jeitimho da época.Era apelidado:O Boca do Inferno!!! Dá para perceber. O português trouxe para o DNA da raca em se constituindo o espírito Aventureiro.Chegar,Usar e se mandar. O Negro teve que aceitar.Não tinha saída.Amoldou-se às condicões impostas,sem poder reclamar. Trouxe o rítmo,o gingado,os batuques para amenizar as dores. E o índio? Foi-se miscigenando,miscigenando até virar o caipira,o cabloco apaziguado na sua tolerância milenar,aceitando os estranhos e se amoldando.Herdou-nos a Tolerância.O Negro herdou-nos a Revolta e Compaixão.O Português,cuja terra está espremida e empurrada para o mar,trouxe-nos o espírito aventureiro e audaz,pois foram os Grandes Navegadores e Audazes Navegantes que o mundo ocidental nunca vira. Não havia GPS nem satélite naquela época,e no entanto,foram-se mar afora em busca do Inesperado.Eles foram maiores que qualquer astronautas,viajando em barcacas de madeira com instrumentos rudimentares de navegacão,adquiridos aos árabes e indianos. O Jeitinho Brasileiro formou-se deste amálgama psicológico e emocional,além de uma religião punitiva,mas contemporizadora.Somos o que somos e temos que nos aceitarmos.Vamos perder esta mania de *Cão-Vira-Latas*,segundo Nelson Rodrigues. E Viva o Povo Brasileiro!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 11/03/2012
Reeditado em 25/11/2012
Código do texto: T3547493
Classificação de conteúdo: seguro