Uma Visão sobre a Colonizacão do Norte do Brasil.

O Norte é uma terra muito mal conhecida dos brasileiros.É o Brasil.E como escreveu Roger Bastide-*Brasil-Terra de Contrastes*,e como escreveu Sérgio Buarque de Holanda-*É difícil definir o Brasil.* E quem sou eu para me meter neste*imbroglio*? Apenas pincelo alguma coisa pelo pouco que conheci do Norte do Brasil e sua gente.Realmente é um outro Brasil.São espaços imensos de verde e água.Os espanhóis foram os primeiros a visitar esta terra com Pinzon y otros à procura do Don Del Oro,cobiçada pelos reis de Castela(Espanha),porém,ela estava um pouco mais acima,lá pelas bandas do México e Flórida.Um frade de nome Carbajal descreveu as mulheres/guerreiras-As Amazonas-que combatiam os brancos com tanta garra que amendrontavam os brancos europeus.Foram derrotadas pelos arcabuzes e pólvora e por lutas entre tribos Tupis/Gês/Aruaques y otras. E os portugueses? Vieram depois,costeando o nordeste até o Piauí/Maranhão,aí fincando o pé e as botas,montando uma fortificação.Eram ordens de El-Rey. O Maranhão teve um período de prosperidade,lá pelos anos 1790/1860,quando produziu fumo,arroz e algodão para suprir os ingleses com sua Revolução Industrial.Os americanos não podiam suprir os ingleses,pois estavam em guerra com os mesmos,ou,em guerra interna,Guerra da Secessão. Os franceses também tiraram uma casquinha do Maranhão com a invasão,depois sendo expulsos.Os azulejos portugueses em muitas construções em S.Luiz são belíssimos,pena que estão deteriorados e muito mal conservados.Coisas do Brasil,difícil de definir.Os portugueses avançaram um pouco mais até chegarem à foz do Grande Rio/Mar.Abobalhados fincaram botas e barbas num ponto estratégico para defendê-lo dos piratas e invasores outros.Os jesuítas foram juntos e tiveram um papel importantíssimo na colonização do Norte.Os portugueses do Maranharão precisavam de mão-de-obra escrava e iam buscar na Amazônia,já que não tinham dinheiro para comprar escravos negro,como em Piratininga.As duas províncias eram pobres de marré-marré.Os jesuítas estacionados próximos ao Rio Amazonas não permitiram a escravização dos gentios,isto por volta de 1650 e pouco. Os jesuítas perceberam que o extrativismo seria a saída para estes povos. E assim se fez,e se faz até hoje em dia. Os jesuítas ajudaram a construir o território brasileiro,adaptando o silvícola a novos métodos de cultura e crenças. O Círio de Nazaré e sua Corda vem desta época colonial,trazido pelos índios e descendentes,arraigados em crenças do Paraíso Distante,cultuadas por eles mesmos e adaptadas pelos padres que permanecem até os dias de hoje. Coisas do Brasil. Na Amazônia tudo é grandioso.Até o Homem Amazonense que sobrevive às águas nas cheias e secas,trazidas pelos rios que fluem tanto do norte,como do sul,assim como as doenças e augruras da floresta.A Grande Seca de 1877 levou para lá milhares de nordestinos,que se fixaram,lutaram,morreram,e permanecem ainda extraindo o látex e castanhas,apesar dos senhorios dominantes e carrascos.Um Chico Mendes não nasceu por acaso.Tem história por detrás.Se o Brasil quiser continuar possuindo a Amazônia precisa conhecê-la,amá-la,assim como seu povo,humilde e bravo que não desiste nunca. Coisas do Brasil.

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 11/03/2012
Reeditado em 26/11/2013
Código do texto: T3547465
Classificação de conteúdo: seguro