Dos Ouros e das Pedras de Minas Gerais

Em se lendo um livro-*Boa Ventura* de Lucas Figueiredo e o conto *O Dar Das Pedras Brilhantes*-em Estas Estórias-G.Rosa, lembrei-me da Guerra dos Emboabas,sempre muito mal contada e embrulhada em panos de disfarces,creio ser autoria dos comunistas/historiadores que nunca engoliram os Bandeirantes e seus desvarios desbravando este país. Não concordo em certos trechos com o sr.Lucas,mas o livro é interessantíssimo.Bom de ler. O ouro e as pedras de Minas foram descobertas por um mulato de Taubaté(Taba-êté) por volta de 1600 e poucos.Não havia nada em Minas:só sertão e serras. Este Negro subiu o serrão da Mantiqueira chegando até a região aurífera.Os Paulistas,filhos de portugueses e índias,eram destemidos e bravios,já que sabiam viver da caca,da pesca,dos alimentos da mata e não temiam animais ferozes.Os portugueses de Salvador e Rio de Janeiro os temiam. Mas,isto é outra história,é sobre a colonizacão do Brasil. Descobriu-se ouro em abundância em Minas,pedras também, contudo era ouro de aluvião trazido pelos rios e córregos e ,um dia ,se acabaria. Foram toneladas e toneladas indo para Portugal,mas...Portugal era a boca, o estômago a Inglaterra,o Abutre dos Mares,com seus corsários ladrões nomeados e condecorados. A Revolucão Industrial só existiu gracas ao ouro de Minas,contudo,muitas toneladas de ouro e pedras ficaram em Minas Por que Minas ,em 1835,se tornou uma província agrícola? Onde foi parar a riqueza aqui permanecida? A Província de Piratininga era pobre até meados de 1800,quando aconteceu o plantio do Café e SP explodiu em riquezas. A província de Piratininga fazia o trans porte de muares,bovinos,equinos e comida para os bateiadores de ouro.Eles não plantavam nada,chegando a passar fome e morrer muitos.Os tropeiros paulistas ganharam dinheiro com o ouro de Minas. SP e o Sul. E por que Minas Gerais não se desenvolveu com tamanha riqueza? Em *Formacão Econômica do Brasil*- o ilustre Prof.Celso Furtado dá uma bela visão sobre SP e MG. Os Paulistas foram expulsos das terras auríferas,já que os portugueses que foram para lá não queriam saber dos mamelucos de Piratininga,estes,ousados que eram,foram para Goiás e Mato Grosso descobrir mais riquezas. Por que Minas não se desenvolveu com tamanha riqueza que lá ficou? Talvez,o Prof.Celso Furtado,em planícies etéreas,saiba a resposta.( Dedico este texto ao prezado Mineiro Carlinhos Colé,aqui do RL)

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 21/02/2012
Reeditado em 21/02/2012
Código do texto: T3510854