ESCOLA DA VIDA

Nascemos...

É nascemos, não sei porque, mas a primeira coisa que fazemos no instante do nascimento é chorar; e quando não choramos levamos uma palmada. Esta é a primeira palmada que a vida nos dá. Não sei o que pensamos, mas procuro entender esse fenômeno e fico me perguntado, se ao invés de chorar porque não damos um belo sorriso? Depois vemos a luz e nos sentimos felizes com aquilo.Algumas crianças nascem privadas dessa alegria, pois nascem cegas e não podem ver a luz.

Crescemos um pouco. Conhecemos a felicidade instantânea.Ela é uma senhora muito boa, que quer nos ver sempre sorrindo, cantando, correndo, enfim, fazendo tudo de bom que esta vida, que no primeiro dia de vida nos fez chorar, oferece.

Sem querer, no meio do caminho, conhecemos a dona tristeza. Quando não apelidada de desgraça...Ela se aproxima e nos arranca o sorriso. Nos fecha a boca e impede que cantemos, paralisa nossas pernas e nos impede de correr. Se impõe a nossa frente como uma muralha, interrompendo o caminho mostrado pela dona felicidade e aí nos sentamos e não reagimos.

De muito longe, como um imigrante chega uma amiga da dona felicidade, chamada dona força de vontade, que encontrando a muralha feita pela dona tristeza, se revolta e acaba com aquilo. E novamente o caminho se abre. E isso se repete muitas vezes e continuará a se repetir por toda a vida.

Hoje somos jovens, e conhecemos um novo amigo, o amor. Não aquele amor que a gente ja conhecia, paternalista, maternalista. Más, um amor diferente, na qual a gente restringe a uma só pessoa. Ele é muito bonito, porém frágil, apesar de ser denominado por muita gente como invulnerável e inacabável. É como uma plantação de trigo, quando no meio dela começa a aparecer o joio. Só que no meio do amor nascem outras coisas como o sentimento da paixão que cresce como erva-daninha e vem ligada ao ciúme e tudo o que tem de ruim sufocando o amor.

É! as palmadas que a vida nos dá, não são apenas para fazer-nos chorar, mas muitas vezes deixam marcas, cicatrises até muito profundas. Aprendi uma coisa muito importante sobre uma pessoa, a dona desilusão. A gente não deve dar muita bola pra ela sabe! Porque senão ela pega em nosso pé e não larga mais. O importante foi descobrir que a vida é uma escola. Todos são professores que por sua vez são coordenados pelo chefe, o diretor destino, que é construido todos os dias.

Estamos no meio de tantos mestres e somos alunos no jogo da vida. Simplesmente alunos e se não nos esforçarmos para entender, não teremos forças para suportar o ensino e acabaremos sendo reprovados na escola da vida.

http://afonsoecris.ubbihp.com.br

http://massajovem.zip.net

Painho
Enviado por Painho em 13/01/2007
Reeditado em 13/01/2007
Código do texto: T345455
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.