EU SOU TEU IRMÃO, MEU POBRE

A Sociedade São Vicente de Paulo, inspirada que foi em seu precursor Vicent de Paul que viveu de 1581(Pouy) a 1660(Paris), foi fundada por estudantes universitários franceses, em 1833, em Paris. Os fundadores, entre eles Antoine Frederic Ozanam, beiravam os 20 anos.

Quando se fala e mostra atualmente as Casas Lar, Abrigos de Idosos, Orfanatos, Casas de Passagens, Anjos da Noite, Irmãs da Caridade, Asilos, Obras Unidas (compostas de hospitais, faculdades, escolas profissionalizantes, creches, semi internatos, etc..), Conferências Vicentinas, Conselhos da SSVP, Famílias Vicentinas no Brasil, Congregações Femininas e Masculinas, e outros organismos, sejam da SSVP ou não, todas essas instituições têm a melhor das intenções: abrigar os pobres, os menos favorecidos pela sorte, os abandonados pela família e sociedade, os sem voz, etc..

Devamos ter consciência que o pobre nem sempre é o idoso, aposentado ou não, doente ou não, cadeirante ou não, interno ou não de instituição de longa duração, etc..

Às vezes o pobre é aquele que tem muita grana, dinheiro às pampas ou à rodo, mas é pobre de espírito, não conhece o que é o calor humano, um abraço, beijo na face do irmão, um conto de piada sadia com os irmãos carentes, um cumprimento de bom dia, boa tarde, boa noite, um aperto de mão não pega doença, dançar com uma avó ou com um avô, também não!

Pobre também é aquele miserável que passa os pequeninos pra atrás, surrupiando seus salários ou suas aposentadorias. É pobre porque precisa deste subterfúgio para viver. Esquece que a prestação de contas um dia será aqui mesmo!

Podem enganar a muita gente, mas não Aquele Ser Supremo que tem o olhar da janela.

Jesus deixou-nos escrito nas Bem Aventuranças: Vinde a mim os pobres, porque eles terão o Reino dos Céus. A fé sem obras ( caridade, amor, etc., ...) é morta e isto é latente.

Não duvidemos que a face do pobre é a mesma do Senhor, nosso Deus. Quando vejamos um carente, saibamos que ali está Deus. Um alcoólatra caído ali está Deus. Um cego atravessando uma rua, ali está Deus; ajude-o na travessia. Quantas vezes trocamos a novela, o futebol na televisão, por uma visita a um Asilo ou uma prisão!

Quantas vezes deixamos de dar um prato de comida a um pobre pedinte pelo simples fato dele jogar a comida no próximo poste ou na próxima árvore? Faça a sua parte. Sempre.

Devemos dialogar mais com o nosso próximo, esbarrar nele, pisar no seu pé, dizer sem palavras olha estou aqui e dê um sorriso, pelo menos.

Afinal, qual deste pobre fará parte do convívio dos eleitos junto ao Pai Celestial?

O pobre rico ou o rico pobre? Advinhou...

Sobre uma correlação com o texto acima também vejam, de minha autoria, O CARISMA DO SERVIR, no sítio www.recantodasletras.com.br, acessar Ponga, em autores.

Nota do autor: Este texto fará parte, porém manuscrito, do 5º Concurso de Redação do Conselho Metropolitano de Curitiba/SSVP, com sede em Cambé - Pr, cujo resultado final será no dia 22/10/2011.

Autor: Adiones Gomes da Silva – Vice Pres.da SPJ, doc.nº 080, de AGO/2011.