QUEM É QUEM? O lado ruim.

Olhos atentos e línguas afiadas, ar de inveja, disputa silenciosa sobre quem é mais do que quem, conversas irônicas sobre o que fulano tem ou deixa de ter, o que fulano é ou deixa de ser. Onde encontramos esses fenômenos em sua maior parte? Comunidade familiar, ou no conjunto de amigos? Falsidade ou verdade? A resposta é deduzível, não?

A disputa se torna perceptível quando há perguntas que aparentemente são simples, mas que deixam no ar o motivo da dúvida. Perguntas intermitentes e sistemáticas do tipo: Vai trocar de carro quando? Vai casar quando? Está namorando? (Saber se é Gay ou lésbica, geralmente para divulgar na comunidade), Está trabalhando? Onde? Quanto ganha? É serviço público ou privado? Só para demonstrar preocupação? Abra o olho! Se estiver desempregado imagina a reação? Todos os tipos de fofocas são geralmente para alimentar a disputa por mais atenção de um membro ou grupo familiar ou mesmo fora dele, e alimentar um jogo malicioso de intrigas, podendo provocar algum tipo de violência.

Para alguns há necessidade de mostra-se quem é por meio de exposição de títulos ou status que rebaixam os demais, do tipo ele é, mas eu sou mais. Isso tudo na verdade, seria mais esperado e superável no conjunto de amizades no trabalho ou na rua com os vizinhos, em escolas e universidades e menos comum no seio familiar, o que é incrivelmente o contrário na opinião de muitos.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ) as situações que mais afetam negativamente as pessoas no ambiente de trabalho é a competição interna e o ambiente de fofocas como desencadeador do estresse. A diferença é que muitas vezes no ambiente de trabalho não há como fugir dessa situação, já no ambiente familiar a atitude é o distanciamento dos parentes.

No entanto para superar esses desafios é necessária uma nova postura no sentido de mudar a forma de lidar com as diferenças, uma delas é: Preocupar-se com o que você é diante das múltiplas possibilidades que não dependem da sua escolha, o que você faz, e os reflexos das suas ações. Quem sai perdendo com a competição e as fofocas? Pense e reflita, a vida é muito mais que títulos, status social e condição financeira.

Referências:

REIS, Marcelo. Quais são a situações que mais afetam as pessoas - Pesquisa da ABRH-RJ. Artigo acessado em 15 de agosto de 2011, disponível em : http://www.nrcomentada.com.br/default.aspx?code=8&item=393