O altruísmo ainda existe?
O altruísmo é o que nos faz pensar no bem-estar dos outros, gerando gentileza e solidariedade. Com o individualismo imperando devido aos moldes sociais de hoje, a maioria das pessoas não desenvolve bem o senso de coletividade. Isto faz com que o mundo fique repleto de pessoas egocêntricas e imediatistas, mas, ao contrário do que prega o senso comum, o altruísmo não está se extinguindo.
Assim como nenhuma pessoa é totalmente boa ou má, ninguém é completamente altruísta ou egoísta. Possuímos faces que variam de acordo com nossos valores e as situações nas quais somos submetidos. Com base nisto, percebe-se que na conjuntura mundial atual há um desafio. Vivemos em uma época que é o ápice do individualismo, mas estamos precisando resgatar o altruísmo e o pensamento a longo prazo.
Um exemplo deste resgate é a proposta da ONU de desenvolvimento sustentável para minimizar os efeitos do aquecimento global. Ela fala que é possível progredir economicamente sem comprometer os recursos das gerações futuras e já tem muitos adeptos. Isto mostra que o altruísmo ainda existe.
O altruísmo é inerente à natureza humana por ser também uma questão de garantia da sobrevivência. Então, a única forma de fazê-lo proliferar ainda mais é o nosso próprio exemplo, mudando nossa postura em relação às outras pessoas com atitudes simples, como ceder um lugar no ônibus para um idoso, prontificar-se a passar mais tempo a família e poupar água.