A MANGUEIRA

Aqui no Paraná, principalmente em Foz do Iguaçu é incrível, cada casa tem seu pé de mangueira dentro do seu terreno ou na frente da casa. Deve ser por causa do clima quente e ensolarado. A sombra é magnífica, pois as árvores são enormes e seu fruto suculento.

A mangueira é uma árvore frutífera cujos frutos são conhecidos como mangas. Estas árvores pertencem ao género Mangifera, que inclui cerca de 35 espécies de árvores da família Anacardiaceae, nativas do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até às Filipinas, e introduzidas com sucesso no Brasil e em outros países tropicais. A espécie mais difundida é a Mangifera índica. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).

As mangueiras são grandes árvores, atingindo até 35-40 m de altura, com um raio de sua copa próximo de 10 m. Suas folhas são perenes, com 15-35 cm de comprimento e 6-16 cm de largura; quando jovens estas folhas são rosa-alaranjadas. As flores são diminutas, em inflorescências paniculadas nas extremidades dos ramos. São tantas que seu perfume é sentido à boa distância.

As sementes, quando jogadas fora em solo fértil e bem irrigado, podem germinar com facilidade e originar novas árvores de crescimento rápido nos primeiros anos.

A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha dependendo do lado que pega o sol. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura sua cor é verde, mais isso depende do cultivar. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro.

Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína, e quantidades significativas de vitaminas, minerais e anti-oxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C.

Graças a alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e são benéficas para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de caimbras, Stress, e problemas cardíacos podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração, e trazem benefícios ao cérebro.

A presença de mangueiras no morro próximo à residência dos imperadores do Brasil, na Quinta da Boa Vista, no século XIX, originou seu nome, Morro da Mangueira, hoje em dia um dos redutos mais famosos do samba no Rio de Janeiro (a Estação Primeira de Mangueira).

Quando for embora para Santa Catarina, plantarei uma mangueira na minha casa.

(http://afonsoecris.ubbihp.com.br)

(http://massajovem.zip.net)

Painho
Enviado por Painho em 28/11/2006
Código do texto: T303557
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.