BÍBLIA PALAVRA DE DEUS

Na sala de aula, cuja professora de língua portuguesa, sempre insistente em que façamos redações para desenvolver a criatividade e escrita de linguagens, vem sempre com seus temas filosóficos e vivencias de vida. Falar sobre a Bíblia para mim é bom e gostoso porque desde criança sempre tive contato com a palavra de Deus na minha vida.Desde a minha catequese que descobri que a Palavra de Deus que encontramos na Bíblia é a História da Salvação cujos protagonistas são Deus e seu povo. Às vezes é Deus que fala e outras vezes o seu povo como um todo ou algumas pessoas escolhidas para uma missão determinada a serviço do mesmo povo.

Na Bíblia não encontramos somente palavras, mas muitas vezes gestos, situações humanas que as pessoas vivem, situações do povo: alegrias, tristezas, vitórias, derrotas, fome, seca, exílio, esterilidade, fertilidade etc.

Nestas situações pessoais ou comunitárias vemos como Deus e a humanidade se expressam de diferentes modos: com agradecimento ou pedido, com alegria ou tristeza, com louvor ou lágrimas, com humildade ou soberba, com raiva e com amor.

A divisão da Bíblia foi feita no ano de 1250, pelo Cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita em duas etapas. O Antigo Testamento em 1945, pelo Rabi Natha; o Novo Testamento em 1551, por Robert Stevens, um imprenssor de Paris. Stevens publicou a primeira Bíblia (Vulgata Latina) dividida em capítulos e versículos em 1555.

O Antigo Testamento tem 929 capítulos e 23.214 versículos.

O Novo Testamento tem 260 capítulos e 7.959 versículos.

A Bíblia toda tem 1.189 capítulos e 31.173 versículos. O maior capítulo é o Salmo 119, e o menor é o Salmo 117.

O maior versículo está em Ester 8,9 e o menor em Êxodo 20,13 ;ou Lucas 20,30 ou João 11,15, conforme a tradução.

Os livros de Ester e Cantares não contém a palavra Deus. Há na Bíblia 8.000 mensões de Deus sob vários nomes divinos e 177 mensões do diabo, sob vários nomes. A vinda do Senhor Jesus é referida direta e indiretamente 1.845 vezes, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.

O capítulo 19 de II Reis é idêntico ao 37 de Isaías. As traduções da Bíblia até 1984, atingiram a 1.796 linguas e dialetos.Restavam ainda cerca de 1.000 linguas que ela precisava ser traduzida. O versículo central da Bíblia está em João 3,16.

Agora ficou mais interessante ler a bíblias, pois ela sempre nos traz novidades.

http://afonsoecris.ubbihp.com.br

http://massajovem.zip.net

Painho
Enviado por Painho em 28/11/2006
Código do texto: T303553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.