Dicionário da vida

Dicionário da vida

Amor – atitude quase extinta no seres humanos.

Bondade – sentimento raro entre os indivíduos.

Caridade – atitude normal entre aqueles que pouco tem e mesmo assim tem a coragem de tirar de seu pouco para oferecer aqueles que nada tem.

Confiança – atitude encontrada somente em crianças que sempre procuram, em seus pais, irmãos mais velho, e pessoas mais velhas, amparo, proteção, acolhimento, sustento.

Deus – Fonte de tudo, Definição de amor verdadeiro e pleno, que também tem sido banido do coração humano.

Dialogo – atitude rara hoje em dia entre os seres humanos.

Dignidade – propriedade humana que vem sendo denegrida, roubada pela sociedade.

Educação – Tarefa de competência de nossa família, ato de gerar novos seres humanos, ordeiros, íntegros, cordiais, disciplinadas.

Egoísmos – Comportamento pregado cotidianamente pelos meios de comi cação social, pelas multinacionais, etc.

Escola – local onde nossas crianças deveriam aprender cidadania, serem formadas academicamente, aprender a se portar socialmente, aprender conceitos morais, aprenderem a ser transformadores s do mundo.

Faculdade – Local onde nossos jovens abrissem novas janelas de conhecimento, de humanidade, de vida. ; onde fosse criado um olhar comunitário para o crescimento mutuo em nossas comunidades.

Família-pequeno grupo que deveria ser um porto seguro, um lar, deveria ser um ambiente caloroso, repleto de carinho, dialogo, onde pais e filhos convivessem e partilhasse a vida, deveria se o berço da humanidade.

Fidelidade – qualidade encontrada sempre nos cães que nunca abandonam seus donos e fazem de tudo para protege lo.

Franqueza – atitude de deixarmos nos levar pela verdade e amor ao lidarmos com nossos semelhantes.

Fraternidade – Sentimento utópico, quase esquecido pelos homens.

Gente – definição dos únicos seres capazes de destruir o meio onde vive.

Harmonia – Sintonia que já não existe entre o ser humano e o meio que ele vive.

Identidade – Definição perdida, própria de cada individuo que o torna diferente gerando a diversidade.

Igreja – instituição que deveria se preocupar com o bem estar de cada individuo, deveria ser responsável pelo direcionamento do humano ao divino, deveria agir sem fins lucrativos ou vazando patrimônios faraônicos, deveria ser um local do encontro do homem com o homem e com DEUS.

Irmão – Ser que deveria ser companheiro em nosso crescimento, ser apoio em nossa caminhada, ser amigo, ser parte de nossa vida.

Juventude – Idade normalmente perdida no modismo, drogas, onde deveríamos nos formar para a vida e crescer em todos os sentidos.

Leis – Diretrizes que deveriam condicionar uma sociedade de igualdade e digna, que deveria ser voltada para gerar o bem comum e defender a verdade, a vida.

Liberdade – Direito perdido pelo ser humano para a rotina diária do mundo.

Mãe – ser que representa um porto seguro, que deveria sempre dar carinho, amor, segurança.

Moral – qualidade em esticão entre os individuos.

Natureza – Alvo da destruição humana a cada segundo.

Oportunidade – direito que negamos a todos que nos rodeiam por medo de perder nossa posição social.

Padre – Ser que deveria ser referencia para uma comunidade, doando se gratuitamente aos serviços sagrados, tornando se presença fecunda de Deus em nosso meio.

Pai – ser que deveria ser referencia para os filhos, heróis, gigantes na arte de viver e amar.

Político – Ser raro em nosso planeta: É aquele que se Poe a serviço do povo, buscando defender os direitos da comunidade e se colocando a serviço dos maus afortunados, nunca buscando o beneficio próprio.

Religião – Irmandade que deveria exercer a função de nos ajudar a ser melhores ao invés de muitas vezes nos explorar e agir simplesmente como uma empresa.

Segurança – Direito perdido pelo ser humano para a violência social.

Trabalho – Fonte de dignidade para o ser humano, onde se completa mais uma etapa da realização do individuo, que junto a outros semelhantes se unem para o crescimento, sustento e o bem comum.

União - força que tem sido retirada das famílias, da sociedade, das igrejas.

Vida – Presente de Deus a humanidade que tem perdido seu valor a cada dia por ser desprezado a cada instante.

X – incongnita que podemos usar na seguinte equação:

Ser humano * Criação de Deus * tempo = X

Zero – algarismo que representa o quanto o ser humano tem valorizado seu futuro, mediante ao desprezo e desvalorização da essência da criação de Deus.