Cortar na carne.

Cortar na carne.

Nossa vida para ser bem vivida exige de cada um de nós que tenhamos a coragem de fazer opções. Desde bem cedo, nosso cotidiano é cheio de desafios e para nossa realização pessoal somos chamados a optar em enfrentar ou não. Em nossa escolha vocacional a vida sempre nos propõe escolhas a serem feitas e cada escolha requer de nós que abracemos ou desprezemos varias coisas.

Se eu faço a escolha em ser medico devo renunciar a vários anos de laser para dedicar-me aos estudos e assim em varias outras opções profissionais. Se quero ser um bom advogado tenho muitas vezes que renunciar minhas opiniões para poder defender bem a um cliente.

Mas existem coisas na vida que nos levam a renunciar nossa privacidade, nossos desejos. São escolhas que nos levam a viver praticamente em função do outro, mas é bom lembrar que nunca e ninguém pode nos forçar a fazer qualquer que seja a opção de vida ou vocacional. Temos plena e total liberdade dada por Deus de fazer as nossas escolhas, sejam no âmbito profissional, pessoal ou religioso.

Hoje uma das grandes falhas no mundo é que as pessoas fazem suas escolhas visando única e somente à prosperidade financeira: Médicos que só pensam em ter uma bela renda, homens que se entregam a política pensando somente em se enriquecer, pessoas que se entregam a vida religiosa somente visando uma vida fácil. Em uma grande maioria, o ser humano só pensa em seu bem estar sem pensar em momento algum em seu próximo e sem ter nenhum escrúpulo moral.

Talvez eu tenha rodeado muito para entrar nesse assunto e nem sei se conseguirei me expressar muito bem. Mas acho estar falando de fatos que acabam muitas vezes por afetar seriamente nossa vida em comunidade, nossas famílias.

Existem certas pessoas que fazem escolhas que afetam diretamente nossa vida familiar, existem vocações e profissões que são assumidas por pessoas que dizem respeito diretamente a tudo que envolve nossa formação social. Profissão ligada à segurança publica a política, a religião, a educação, que na verdade nem gosto de dizer que sejam profissões, pois são funções que depende fortemente de uma verdadeira vocação, que se ligam diretamente a formação e ao direito de viver de nossa comunidade, tornando impossível aceitar alguns fatos que vivemos hoje.

Se formos pensar bem tudo o que nossa sociedade tem passado, são reflexos de uma política, agentes que deveriam se entregar na segurança publica e são entregues a corrupção e interesses pessoais, sempre buscando tirar vantagens ou manipular as situações em beneficio próprio.

Ainda nos restam os aspectos educativos e religiosos, onde deveríamos poder apoiar nossa tranqüilidade em criar uma sociedade justa e harmoniosa, porem o que encontramos é um sistema educacional corrompido e destruído por interesses políticos, e meios religiosos que deveriam nos direcionar ao criado, porem cheios de malicias e interesses humanos.

Falando um pouco deste ultimo ponto onde me refiro ao meio religioso.

Infelizmente o ser humano descobriu que falar de Deus pode ser uma fonte de renda muito tranqüila, e usam o nome do criador como meio de vida ao invés de buscar elevar o homem a Deus. Andando por nossas cidades, nos centros urbanos e mesmo nas periferias, vemos surgir um grande numero de igrejas, com varias denominações diferentes e que dizem buscar a salvação do ser humano, igrejas que vão a cada dia se multiplicando por serem verdadeiramente fruto de discordância entre seus pastores e fieis, que dia a dia vão se dividindo em novas seitas e grupos cada um temperando a palavra da verdade que é a Bíblia a seu gosto.

Quando falo de minha igreja em particular, por ela ser tradicional e ter mais de dois mil anos, ai me surgem também grandes problemas. Vemos uma igreja cheia de divisões internas, com pessoas que assumem cargos como se fossem superiores aos outros e com padre que são uma verdadeira autoridade acadêmica mais que não praticam o que o Próprio Cristo ensinou. Fazem belos discursos sobre moral, sobre partilha, sobre as verdades teológicas, porem não as vive tornando assim à fé, caridade e esperança, fontes de belos discursos porem de nenhuma praticam.

Vejo casais que se casam porem sem entender a seriedade do sacramento se separam e logo se unem a outra pessoa, como se traçassem de roupa.

Em todos os aspectos tenho visto pessoas que falam bem, que dizem pregar a palavra de Deus, que se dizem casais perfeitos e violentam nossas crianças de varias formas inclusive sexualmente.

Torna se urgem a nossa sociedade começarmos a cobrar que cada um tenha compromisso verdadeiro e assumam sua vocação em todos os aspectos com responsabilidade. Precisamos começar logo a gritar por justiça em sua totalidade em nossas vidas.

Precisamos exigir da sociedade uma verdadeira postura diante daqueles que não exercem mal suas funções e dar uma punição justa aos mesmos.

Chega de pessoas que usam dos meios públicos em beneficio próprio, chega de pessoas que deturpam os meios educacionais, chega de criminosos escondidos por trás do nome de Deus e que acabam por destruir a infância de nossas crianças, chega de profissionais da fé.

Temos que exigir de nossa sociedade um meio de justiça onde não haja dois pesos e duas medidas e onde a vida seja sempre vida em primeiro lugar.