OS GEMEOS

Nasceram na Italia, na cidade de Napoles. (ou Napoli em italiano)

Filhos de Vitorio e Filomena.

O parto foi em casa, pois esse era o unico recurso que tinham naqueles idos anos de 1910.

O susto veio quando apos um menino acabar de nascer, a parteira e amiga Dona Benigna, avisar que tinha mais um pra nascer.

E em poucos minutos surgia uma segunda crianca, agora uma menina.

Filomena entao achou por bem, chama-los, Primo ao menino, pois nasceu primeiro e Secundina a menina, pois nasceu em segundo.

As duas criancas foram crescendo, e companheiras inseparaveis se tornaram.

Muito diferentes eram nao so na aparencia, como na personalidade.

Primo, era quieto, timido, qualquer coisa ficava com as bochechas coradas de vergonha.

Ja Secundina, era tagarela, arteira, e nada a intimidava.

Assim a vida foi passando e o casal de gemeos crescendo.

Na juventude, Primo, tornou-se um habil marceneiro, e Secundina uma ocupada feirante.

Dava gosto ver Secundina todos os dias montar sua barraca com verduras e frutas fresquinhas, e com que habilidade soltava a voz, nas feiras das ruas de Napoli, a brincar com todos que passavam.

Nao havia por ali, seguer uma pessoa que nao conhecesse Secundina.

Ela nao so vendia, suas deliciosas alcachofras, tomates doces e especiais para um bom molho ao sugo, mas distraia e alegrava a qualquer pessoa que de sua barraca se aproximasse.

Ja Primo, escolheu profissao, quieta, solitaria, detalhista, que casava certinho, com suas caracteristicas pessoais.

Era um artista na confeccao de moveis, tinha talento nas maos.

Secundina, viveu ate perto dos 100 anos, sempre a frente de sua barraca de frutas e legumes, cantando belas cancoes Napolitanas , sempre alegre, falante.

Primo, tambem, como a irma, ja contava quase 100 primaveras, e ainda lavorava em sua marcenaria, sempre assobiando saudosas cancoes.

O curioso, e que Secundina, numa manha sentada em sua barraca da feira, deu seu ultimo suspiro, sem a ninguem avisar.

E quatro dias depois, seu irmao gemeo, Primo, do sono da noite nao despertou. E a todos assustou.

Os gemeos chegaram a Napoli, com poucos minutos de diferenca entre si.

E voltaram ao local de onde vieram, com poucos dias entre si.

Quem sabe, nao haviam combinado de chegarem e sairem dessa vida juntos.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 05/04/2010
Código do texto: T2178978