Sonhar e reconstruir nossa escola

O principal foco de estudos sociais atual esta concentrado nas escolas. As mídias relatam todas as dificuldades que os professores passam, bem como as diferentes realidades em que vivem os alunos nesta época de mudanças tão radicais.

Em meio a tantos relatos de problemas com aluno X professor, sempre procuramos culpados e nunca chegamos a soluções.

Talvez não haja solução fácil, mas sim, mudanças pequenas, onde possamos traçar um inicio de jornada mais favorável para ambos os lados da moeda escolar.

Poucas mídias atuais procuram motivar os alunos de forma coerente e construtiva, bem como não motivam os docentes.

Pequenos passos como solidarizar-se com problemas sociais, ou ate mesmo procurar formular regras de conduta em conjunto com o corpo discente, podem promover melhorias no relacionamento entre escola e aluno. Já que estamos em uma sociedade plural, multiplicar idéias, somar realidades e subtrair problemas podem nos levar a dividir um ambiente escolar mais propicio aos nossos objetivos como professor / aluno.

Outra solução muito viável é a utilização dos recursos que temos a nosso alcance para promovermos incursos que iniciem uma humanização no currículo escolar, para não só torná-lo tecnológico, mas também trazer o que os seres humanos tem de melhor para a sala de aula.

Precisamos unir a realidade de sala de aula com a realidade familiar e fazer tijolos sólidos para juntar com a argamassa dos relatos de experiências e reconstruirmos de pequenos detalhes a escola que já não habita mais os sonhos de ninguém.

***************************************************

2/02/2010

Redação entregue como resposta a proposta para avaliação de professores do Estado de SP - SEESP Com temática: “Proponha soluções para a problemática vivida em sala de aula atualmente”