PENA DE MORTE OU INVESTIR NA VIDA

Pena de morte no Brasil ou investir na vida

Nos países onde é adotada a pena de morte, não se tem observado a diminuição da criminalidade, o que coloca em discussão, a eficácia desta lei pelos grupos de direitos humanos e seguidores religiosos de todo o mundo.

Poderíamos deduzir que, nos países onde a pena de morte faz parte da grade de condenações, as ocorrências desses crimes tivessem números insignificantes nas estatísticas policiais. Mas não é isso que verificamos nos noticiários, dos países cuja pena é aplicada. Vale salienta que estamos nos referindo a nações como Estadas Unidos, Inglaterra, Canadá, etc. Países com uma realidade sociocultural e econômica muito diferente dos países em desenvolvimento como o Brasil, por exemplo.

No Brasil essa lei não apresentaria resultados diferentes, dos aqui já citados, uma vez que exigiria reformas estruturais e profundas do nosso judiciário e mesmo que elas acontecessem, ainda assim, a sociedade brasileira repudiaria tal lei. Isso é, devido a nossa formação religiosa, pelo descrédito da justiça que, quase sempre, comete erros e injustiças contra as maiorias desassistidas. (considerando que aqui, são poucos com muitos e muitos com poucos).

Pela evidência da ineficácia desta lei, acreditamos que uma política de governo voltada para a educação, geração de empregos, uma melhor distribuição da renda e, conseguentemente, melhorias nas condições de vida da nossa gente, traria resultados mais positivos que a pena de morte.

Feira de Santana, Jan/2010.

ANTONIO RODRIGKS
Enviado por ANTONIO RODRIGKS em 21/01/2010
Reeditado em 15/06/2023
Código do texto: T2042576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.