A REAL CONSTANTE DA VIDA ... Emiriano Rocha

AINDA HOJE ME QUESTIONO ...

- COMO FOI POSSÍVEL A UMA AINDA CRIANÇA CONCEBER UMA ANTEVISÃO TÃO REALISTA DUM HIPOTÉTICO FUTURO?!?

(Uma Antevisão do meu Futuro)

(1965 - 14/15 anos)

Redacção (Escola Comercial Patrício Prazeres)

Anteriormente eu era conhecido como o Rei da Grande Nação Imaginária dos Nossos Desejos; depois produzi um pouco daquele hálito apurado da Inconstância Humana Incompreendida.

Choveu no meu cérebro a água salobra da vida real e passei a ser um impostor cada vez com rugas mais fincadas nos passos seguidos da vida.

Calculei como seria possível viver dentro da Realidade e experimentei todos o prazeres eróticos por ela pedida, entrando nos ambientes mais estranhos e exóticos do Mundo Jovem.

Apreciei até que ponto chegava a desgraça humana, compreendi até que ponto o ser vivo é cínico e inconstante, aprendi por fim, que só é possível viver em sossego, tornando-nos exteriormente como qualquer um, sendo no entanto interiormente, Racionais independentes de todos os outros Racionais.

Olhei os digestos abandonados na Sanita Racial e compreendi-me como Invulnerável a toda essa "escória" cada vez mais corroída pela sua desgraça intelectual.

Serei um "Eu" ou uma "Vulgaridade"?

Caí no mais profundo dos Abismos e passei a ser um incompreendido por todos os intelectos fracos espalhados neste mundo já muito próximo da destruição total.

Olho e observo, extraindo de cada olhar e de cada observação, a lição mais triste dada pela "olhadela" e pela "observadela" mais fútil.

A cada passo dado, a "estrepe" é cada vez mais suja e bolorenta; em cada momento passado, descubro quão custoso é viver perante tal ignorância.

Quando volto à realidade, vejo que na vida só é possível ser-se feliz, tirando do amor um proveito e de cada experiência uma lição a aplicar futuramente.

Então vejo que sou "Diferente", pois na realidade consigo ser diferente em cada ,momento amoroso passado em cada conversa mantida, em toda observação partilhada com os meus olhos observadores.

O ensaio começa e a realidade está cada vez mais clara ... querendo, acabo por me infiltrar nela, mas na altura em que o fizer, não passarei de um parasita Indesejado.

Campos insólitos e estragos pela utilização descontrolada; aves cuja pureza foi destruída pelas mãos cruéis e maldosas da Humanidade; céus infinitos à espera da invasão dos humana, a qual será em breve uma invasora ... uma destruidora ...

Canto enfim, àquela Realidade fantasiosa por mim conquistada e conseguida ao longo dos anos e, considero-me Grande quando vejo que a sua realização vai sendo sempre possível após cada experiência vivida.

EMIRIANO ROCHA

(1965)