NOS TEMPOS DA ESCOLA - REPÚBLICA. VALEU A PENA?

REPÚBLICA - VALEU A PENA?

Desde o seu princípio, o Brasil foi comandado por estrangeiros.

Economia, sociedade, política, arquitetura, culinária, moda, entre todos os outros segmentos.

Foi prejudicado sempre o seu desenvolvimento econômico interno, uma vez que abastecia Portugal de todos os recursos e riquezas.

Manteve aberta por mais de três séculos a chaga fétida da escravidão.

Mas, um belo dia, foi possível fazer brilhar o sol em nosso horizonte.

Foi decretada a "nossa República".

Quanta euforia!

Quanta utopia!

Quase nada mudou.

Brigou-se pelo direito ao voto, pelo direito à democracia, pela abolição da escravidão.

E que ironia!

Ainda hoje continuamos a lutar pelas mesmas causas e direitos.

A escravidão acabou, mas a sua essência, o racismo, afeta abominavelmente as pessoas ainda hoje.

O direito ao voto, tão perseguido, não passa de obrigação. Mesmo.

A tão sonhada democracia, essa senhora elegante, dona de si em todos os segmentos de uma Nação, andou por muitos e muitos anos, presa em algum porão obscuro, e foi preciso muita determinação, muita luta e derramamento de sangue para libertá-la.

E na calada da noite, muita luta ainda se trava para que daqui a cento e tantos anos mais, um aluno possa escrever sobre sua satisfação plena com a forma de governo do seu país.

A muitos anos atrás.

OBRIGADA POETA.

De colônia, elevado a império

O império transforma-se em república

Mas do povo se ouve a mesma súplica

Mas ninguém consegue um governo sério

Prevaricam sem precisar mistério

Tendo o povo no meio da berlinda

Democracia é uma palavra linda

Mas aqui essa tal democracia

Eu sei que vem do grego, todavia

Devagar,... porque não chegou ainda ============ Bravo Isabel. Beijos no coração!!!

Enviado por Heliodoro Morais em 23/11/2009

Isabel Damasceno
Enviado por Isabel Damasceno em 20/11/2009
Reeditado em 08/06/2011
Código do texto: T1933635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.