A História do Homem - Parte XCVII (Nelson Mandela 1918-)

Militante político e um combatente em favor da liberdade. Também foi prisioneiro político e depois se tornou o primeiro Presidente eleito democraticamente da África do Sul.

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em Transkei, África do Sul. Ele estudou Direito nas Universidades de Fort Hare e de Witwatersrand.

Em 1944, junto com outros militantes, fundou a ala jovem do Congresso Nacional Africano (CNA). Um dos principais objetivos da organização era combater o regime do apartheid sul-africano, que impunha uma violenta segregação racial no país.

Em 1949, Mandela tornou-se secretário geral do CNA e, em dezembro de 1952, ele foi preso. Embora sua condenação de nove meses tenha sido suspensa, ele foi proibido de deixar Johannesburgo. E essa proibição voltaria a acontecer nos nove anos seguintes. Sua luta contra o apartheid não esmorecia.

Em dezembro de 1956, ele foi preso novamente junto com outras 156 pessoas, todas acusadas de traição. O julgamento se estende até 1961 e todos acabaram absolvidos

Mas, depois que 69 negros foram mortos num conflito com a policia durante uma manifestação contra o apartheid, o CNA e outra organização do gênero foram proibidas. Mandela, então, passou a viver na clandestinidade e em junho de 1961 foi criada a Lança da Nação, um braço armado do CNA para iniciar a luta armada contra o governo racista da África do Sul.

No início de 1962, ele abandonou seu país e viajou por outros países da áfrica, com a intenção de se preparar para a guerrilha. Mas, quando regressou, foi novamente preso junto com outros militantes da organização e condenado à prisão perpétua.

Durante 27 anos foi o preso político mais famoso do mundo e tornou-se um símbolo nacional e internacional da luta contra o apartheid.

Em 1982, teve início uma campanha internacional para libertação de Mandela. Mas ele só saiu do cárcere em 1990. Em 1991, as leis da apartheid foram liberadas.

Em 1993, Mandela e Frederik Willem de Klerk, então Presidente da África do Sul, dividiram o Prêmio Nobel da Paz. E em abril de 1994, Nelson Mandela tornou-se o primeiro Presidente negro da República da África do Sul, cumprindo seu mandato até 1999. Depois se tornou ativo militante dos direitos humanos.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

O Homem livre a cada período conhece mais de si mesmo.

Alcançou um nível cultural elevado e lentamente vai reconhecendo seus erros e procurando tornar o mundo mais igualitário.

Não podemos deixar de reconhecer os esforços de tantos que já se foram, que lutaram pelas benfeitorias, pela melhora de nossos direitos.

Se todos não o percebem ainda, é uma questão de tempo. Porque além das instituições públicas e privadas devem existir estas “atualizações” democraticamente em cultura, civismo e cidadania dentro de cada um de nós.

As instituições oferecem seus exemplos e nós todos devemos colocar em prática a cidadania em respeito a nós mesmos.

Cada um que passa por cima dos campos morais e cívicos está semeando velhas sementes num mundo que se renova, e tem que ser para melhor.

Robertson
Enviado por Robertson em 05/07/2009
Código do texto: T1683433