A História do Homem - Parte XCV (Whernher Von Braun 1912-1977)

Um engenheiro visionário, que comandou o esforço de várias pessoas para levar o home à Lua., Wernher Magnus Maximillian Von Braun nasceu na Alemanha, em 23 de Março de 1912, e completou o doutorado em física na Universidade de Berlim em 1934.

Era um apaixonado por viagens espaciais e foguetes. Por isso, resolveu estudar o trabalho do pioneiro Robert Goddard (1882-1945), que em 1926 inventara o combustível liquido para foguetes.

Os estudos com foguetes renderam a Von Braun um emprego no Departamento de Artilharia do Exército da Alemanha. Em 1937, ele e sua equipe criaram um avançado centro de desenvolvimento de foguetes em Peenemunde, no Mar Báltico. Lá, Von Braun desenvolveu uma série de foguetes militares, usados pelo exército alemão na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O mais avançado deles era o A4, conhecido também como V2, ou segunda arma de vingança. Tratava-se de um míssil supersônico de 14,5 metros capaz de atingir alvos na Inglaterra se disparados a partir de bases na Alemanha. Mais de 5.000 A-4 foram dirigidos contra a Inglaterra e contra a cidade belga de Antuérpia, após ela ter sido libertada pelos Aliados em 1944.

Depois da guerra, Von Braun foi feito prisioneiro pelo exército americano, para o qual logo ofereceu seus serviços. Ele desenvolveu os foguetes Júpiter e Redstone para o exército dos Estados Unidos, o último dos quais foi usado par enviar o primeiro satélite orbital americano, o Explorer 1, em 31 de janeiro de 1958.

Von Braun também escreveu diversos livros técnicos sobre viagens espaciais, incluindo Além da Fronteira do Espaço (em 1952) e Conquista da Lua (1953). Em 1960, ele e sua equipe científica foram transferidos para a Nasa (a Agência espacial americana) e receberam uma tarefa desafiadora: construir um sistema capaz de levar o homem à Lua. A equipe de Von Braun projetou a espaçonave Apollo e o grande foguete Saturn 5. Com a altura de um prédio de 34 andares, e com um empuxo de 2,9 milhoes de quilos, o Saturn 5 foi, até então, o maior foguete já construído.

Entre 1968 e 1972, os Saturns de Von Braun fizeram nove vôos tripulados à órbita lunar, cada um deles com três americanos. Em todos eles os tripulantes foram trazidos de volta para à Terra, incluindo os doze homens que realmente pisaram na superície do nosso único satélite natural.

Von Braun e sua equipe eram importantes para os planos da Nasa de enviar astronautas americanos para Marte, o que se previa originalmente para 1981. Quando o projeto estava em desenvolvimento, em 1969, ele foi cancelado, juntamente com o grande plano da Agência Espacial Americana de exploração do Sistema Solar nos anos 70 e 80.

Von Braun deixou a Agência Espacial em 1972 para trabalhar nas Indústrias Fairchild. Ele morreu em 23 de junho de 1977..

*Texto retirado integralmente do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

====================================================

O Homem faz inúmeras grande descobertas. O uso delas é que fica a mercê de interesses muitas vezes contrastantes. A origem de uma mesma descoberta leva o homem a Lua e também é usada para a morte de milhares de pessoas inocentes.

Santos Dumont efetuou sua grande invenção, o avião em tempo de paz e ele foi usada para matar na guerra. Von Braun desenvolveu os foguetes para uso na guerra e depois para uso na paz.

Impressionante a inteligência do Homem quando chega a calcular todos os riscos numa viagem espacial. O gasto de combustível me parece a parte mais crucial de uma viagem ao espaço, além dos cálculos das trajetórias.

O questionamento do Homem por outras galáxias e se realmente estamos sós parece que ficou um pouco esquecido nesta década. Os problemas sociais, políticos e econômicos tem feito o Homem olhar para seu próprio mundo.

Robertson
Enviado por Robertson em 04/07/2009
Código do texto: T1682585