A História do Homem - Parte LXXXVII (Alexander Fleming 1881-1955)

Ele foi responsável pela descoberta da penicilina, que desencadeou uma transformação na medicina.

Ela foi o primeiro antibiótico, como são chamados os remédios capazes de curar várias infecções. O bacteriologista e ganhador de um Premio Nobel nasceu em 6 de Agosto de 1881 em Lochfield, Escócia.

Com treze anos de idade, depois da morte de seu pai, junto com dois outros irmãos, Fleming foi para Londres. Depois de estudar medicina, foi trabalhar St. Mary’s Hospital que pertencia à Universidade de Londres.

Seu desempenho na época de faculdade foi brilhante, ele ganhou vários prêmios em sua classe e se destacou na área de fisiologia, farmacologia, patologia e medicina forense.

Depois de formado, Fleming tornou-se pesquisador dos St. Mary’s Hospital e professor de bacteriologia da Universidade de Londres. Como cientista, ele dedicou-se a pesquisar substancias capazes de matar oi impedir o crescimento de bactérias nas feridas infectadas.

Essa preocupação se justificava pela experiência adquirida na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), na qual muitos combatentes morreram em conseqüência de infecções causadas por ferimentos.

A descoberta da penicilina, uma das mais importantes em toda história da medicina, deu-se por meio do acaso. Em 1928, Fleming fazia pesquisas sobre um tipo de bactéria chamada estafilococo.

Em agosto daquele ano, ele tirou férias.

E, por esquecimento, acabou deixando algumas placas com cultura de estafilococo sobre a mesa, em vez de guardá-las na geladeira ou inutilizá-las, como seria normal.

Um mês depois, quando voltou ao trabalho, ele observou ao trabalho, ele observou que algumas dessas placas estavam contaminadas com um tipo de mofo, o que era relativamente comum de acontecer.

Ao examinar mais detalhadamente as placas, Fleming percebeu que em uma delas havia um halo transparente em torno do mofo que a contaminara. Isso parecia indicar que aquele fungo produzia uma substancia bactericida.

Ao investigar melhor, ele observou que bem junto, e ao redor daquele mofo, o estafilococo havia sido dissolvido. O fundo causador do mofo foi identificado como pertencente ao gênero Penicilum, de onde deriva o nome de penicilina dado à substancia por ele produzida.

Depois, ele percebeu que o tal fungo também impedia o crescimento de várias outras bactérias. No início, a descoberta de Fleming não causou muito interesse entre os cientistas e não houve a preocupação em usá-la para fins terapêuticos em casos de infecção humana até o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Em 1940, dois outros cientistas britânicos, Howard Florey e Ernst Chain, retornaram as pesquisas de Fleming e conseguiram produzir penicilina com fins terapêuticos em escala industrial

Em 1941, a penicilina passou a ser aplicada em pessoas doentes, e os resultados mostraram que a nova droga era muito potente. Devido a invenção da penicilina, em 1945, Fleming, Florey e Chain dividiram o Premio Nobel de Fisiologia e Medicina. Fleming morreu em 1955, vítima de um enfarte.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

A nossa longevidade foi obtida com muitas descobertas efetuadas por cientistas que realmente estudaram meios para tal. E muitas e muitas vezes pela somatória de diversas descobertas e pelo empenho de diversos cientistas.

Se houvesse um fundo mundial bancado por diversos países para fins de novas descobertas ou até mesmo para antecipar-se ao surgimento de tantas doenças que surgem de surpresa para a humanidade, teríamos grande sucesso no seu combate.

Os custos para estas descobertas são altíssimos o que pressupõem interesses comerciais, mas valeria a pena pelo menos a descoberta inicial de vacinas e antídotos para tantas doenças por meio deste Fundo. Até para as doenças que ainda surgirão e depois colocá-las no mercado a um preço acessível para todos.

A prevenção também é um meio eficaz para reduzir os custos financeiros e de vida para um mundo que vê surgir sempre novas doenças, como fruto de seu progresso.

Para Alexander Fleming nosso reconhecimento por sua descoberta. Pode ter sido casual mas somente quem tem conhecimento científico e exerce uma profissão tão digna poderia transformar observações em remédios para toda a humanidade.

Reconhecimento estendido para Florey e Chain.

Robertson
Enviado por Robertson em 27/06/2009
Código do texto: T1670758