A História do Homem - Parte LXXXIV (Guglielmo Marconi 1874-1937)

Nascido próximo a Bolonha, Itália, o engenheiro elétrico Guglielmo Marconi, que inventou o primeiro sistema prático de comunicação sem fios, estudou na Universidade de Bolonha, onde fez suas primeiras experiências, usando ondas eletromagnéticas para as comunicações.

Tanto o telégrafo (1838) como o telefone (1875) foram grandes saltos na evolução da tecnologia da comunicação.

Em 1887, o cientista alemão Heinrich Hertz (1857-1894) havia descoberto as ondas de rádio, mas foi Marconi quem as adaptou para o uso nas comunicações. O triunfo de Marconi ocorreu em 1895, quando ele conseguiu enviar uma mensagem eletrônica sem fio por uma distancia de 2,4 quilômetros, nas proximidades de Bolonha.

Três anos depois, Eugene Ducretet e Ernest Roger transmitiram uma mensagem sem fio pela cidade de Paris.

Em 28 de Março de 1899, Marconi enviou a primeira menagem internacional , de Dover, na Inglaterra, para Wimerux, na França, superando uma distância de 50 quilômetros.

Em 12 de dezembro de 1901, ele conduziu com sucesso a primeira transmissão intercontinental sem fios, entre Poldhu, na Inglaterra, e uma estação receptora na região de Terra Nova, no Canadá, a 3.400 quilômetros de distância.

Em 1903, Marconi criou uma estação de transmissão, chamada WCC, em South Wellfleet, Massachusetts. A cerimônia de inauguração da estação incluía uma troca de saudações entre o presidente americano Theodore Roosevelt e o Rei Eduardo VII (1841-1910), da Inglaterra.

Em 1904, Guglielmo Marconi fechou um acordo com a companhia de navegação à vapor Cunard para criar o primeiro sistema de comunicação entre os barcos e a costa. Tal sistema acabou se mostrando muito útil para salvar vidas em caso de desastres marítimos, como o naufrágio do Titanic em 1912. O incidente com o Titanic fez de Marconi uma celebridade mundial, assegurando fama e sucesso para a tecnologia de comunicação sem fio.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Marconi foi o encarregado das comunicações sem fio das forças militares italianas. E, depois de terminado o conflito, ele converteu seu iate, o Electra, num laboratório flutuante, no qual realizou outros experimentos em comunicação.

Um fato curioso é que Marconi, em 1931, de Roma, na Itália, transmitiu um sinal que ligou o sistema de iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

*Texto retirado integralmente do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

Para as pessoas que querem saber como acontece o impossível, basta olhar a história.

Como começaram os primeiros vôos de avião com Santos-Dumont, como começaram as experiências do radio com Marconi. Como vemos, passo a passo, pequenos metros, pequenas distâncias, pequenas alturas.

O impossível começa com um sonho. Depois se materializa em pequenas vitórias e por fim temos o que julgamos O Impossível realizado.

Assim também é na vida profissional e estudantil. Muito empenho, muito trabalho, concentração, pequenas vitória e por fim o diploma tão almejado, o cargo tão desejado.

Sem dúvida alguma, uma das maiores invenções (descobertas) do Homem no nosso Tempo de vida sobre a Terra.

Robertson
Enviado por Robertson em 18/06/2009
Código do texto: T1655752