A grande potência Rússia

A Rússia

A Rússia é considerada o maior e mais importante país da CEI, que herda o status de antiga URSS.

A federação russa é composta por 21 repúblicas, uma região autônoma, 49 regiões administrativas, seis províncias, dez distritos autônomos e duas cidades com status administrativo especial: Moscou e São Petersburgo.

Apesar das crises e dos problemas econômicos, a Rússia é muito respeitada pela comunidade internacional por seu notável arsenal nuclear.

Desde 2002, a Rússia integra o G-8, ao lado das sete nações mais ricas do mundo, e também faz parte do conselho de segurança da ONU no lugar da antiga potencia socialista.

*Principais problemas com o fim da URSS para o país:

~> Diminuição das reservas econômicas.

~> Queda nas exportações.

~> Aumento da pobreza.

~> Desemprego.

A Rússia tem enfrentado sérios problemas na transição para o capitalismo, tornou-se o centro de uma crise mundial em 98. Com isso a moeda russa foi desvalorizada e o país ficou devendo 22 bilhões de dólares do FMI.

A Rússia possui o segundo maior arsenal nuclear do mundo.

Amanda Rodrigues
Enviado por Amanda Rodrigues em 18/06/2009
Código do texto: T1655689
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.