A História do Homem - Parte LXXX ( Mohandas "Mahatma " Gandhi 1869-1948)

Homem que se mantém como símbolo da resistência sem violência à repressão política e social, Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 em Porbandar, na Índia, então dominada pelos ingleses. Ele era filho do marajá do estado de Porbandar. Sua mãe, adepta da religião vegetariana jainista, o influenciou na busca da prática da não-violência. Em 1882, ele foi para a Inglaterra estudar Direito e exerceu a profissão em Bombaim (de 1891 a 1893) e na África do Sul até 1914.

Após seu retorno à Índia em 1915, Gandhi tornou-se simpatizante do movimento nacionalista que lutava pelo fim do domínio britânico na região. Depois que tropas britânicas massacraram centenas de nacionalistas em Amristar em 1919, Gandhi começou a envolver-se profundamente com a causa, emergindo como líder do Congresso Nacional Indiano. Ele trocou o terno e a gravata pela roupas simples dos “intocáveis”, como é chamada a classe social mais baixa da Índia. Ele pregava a simplicidade e insistia para que seu crescente número de seguidores tecesse suas próprias roupas. Logo, a roda de tecer tornou-se o símbolo do Congresso, mantendo-se até hoje como uma das principais represe nações da bandeira indiana.

Assumindo o nome Mahatma (que significa “grande alma”), Ghandi se viu como líder espiritual de um grande movimento que atraía milhares, e depois milhões, de pessoas para a causa da independência indiana.

Embora ele pregasse a não-violência, também promovia a idéia de não-cooperação com os governantes ingleses. Um dos exemplos mais notáveis foi seu boicote, em 1930, em protesto do imposto inglês sobre o sal. Como resultado do sucesso deste e de outros protestos, e de seu apoio inabalável a uma separação total entre Grã-Bretanha e Índia, ele foi preso diversas vezes por autoridades britânicas.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a idéia dos britânicos em abandonar a Índia, impensável até uma década antes, havia ganhado muita força. E, em 1947, a bandeira britânica foi baixada pela última vez. A maior parte da Índia britânica, onde o Hinduísmo era a religião dominante, tornou-se a nação da Índia. Enquanto nas áreas em que havia uma maioria muçulmana foi formado o Paquistão. Gandhi opô-se firmemente à divisão da Índia, mas não conseguiu evitá-la.

Embora Mahatma Gandhi tenha vivido o suficiente para ver a Índia independente, ele pôde comemorar o resultado do esforço de sua vida por pouco tempo. Em 30 de janeiro de 1948, ele foi assassinado por um hindu que, equivocadamente, achava que Gandhi havia se tornado favorável aos muçulmanos.

O uso dos protestos não-violentos, que ele utilizou pela primeira vez como meio de propiciar mudanças sociais, permanece até hoje como um modelo a ser seguido pelos grandes líderes da humanidade.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo

* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Como vemos, não são somente com as violências que se conseguem resultados.

Aliás, como dizem também “violência gera violência”.

Uma maneira singular (paz) de lutar por aquilo que se julgava seu direito.

O símbolo deste movimento uma roda de tecer foi uma excelente escolha.

Colocado sobre a bandeira indiana revela toda a sua simbologia.

E nós, você sabe os símbolos que existem na bandeira de sua cidade, seu estado e seu país? E os seus significados? O que representa cada símbolo?

Gandhi queria que a Índia não fosse dividida.

Estaria ele percebendo algo em relação ao futuro?

A intenção concretizada de a Grã-Bretanha permitir a independência da Índia revela benevolência ou preocupação?

Guerras, o Mundo estará livre dela algum dia?

Robertson
Enviado por Robertson em 14/06/2009
Código do texto: T1648465