A História do Homem - Parte LXXVIII (Theodore Roosevelt 1858-1919)

Theodore Roosevelt, o presidente americano que definiu o papel dos Estados Unidos como superpotência no início do século vinte, nasceu em Nova York, em 17 de Outubro de 1858.

Em 1880, ele se formou na Universidade de Harvard e se casou com Alice Hathaway Lee. Depois da morte da mulher, em 1884, ele levou a filha Alice (que, mais tarde, se casou com o congressista Nicholas Longworth numa cerimônia na Casa Branca) para morar num rancho em Dakota do Norte, onde escreveu alguns livros sobre o oeste americano. Em 1886 ele se casou com Edith Kermith Carow e teve cinco filhos.

Em 1889, Roosevelt foi indicado para a Comissão do Serviço Civil Americano, onde se tornou um reformador, combatendo os sistemas de corrupção que recompensavam a influência política, e não o mérito na contratação de funcionários públicos.

Em 1897, ele foi indicado como secretario da Marinha do Presidente William McKingley (1843-1901) e comandou a modernização da frota naval americana.. No ano seguinte, o navio USS Maine foi afundado enquanto estava ancorado no porto de Havana, em Cuba, dando inicio a Guerra Hispano-Americana (1898).

Roosevelt imediatamente renunciou a seu posto governo para organizar a Primeira Cavalaria Voluntária (os “Cavaleiros Durões”), regimento do exército americano composto principalmente por caubóis e homens da lei do oeste americano. O regimento se destacou em Cuba e Roosevelt liderou pessoalmente o ataque contra as forças espanholas na Batalha de Santiago.

Quando a guerra acabou, Roosevelt foi eleito governador do estado de Nova York. E em 1900, o Partido Republicano o escolheu para concorrer como candidato à vice-presidência junto com William McKinley. A eleição foi ganha e quando McKinley foi assassinado, em 14 de setembro de 1901,

Roosevelt tornou-se então, aos 42 anos de idade, o homem mais jovem a ocupar a presidência dos Estados Unidos. Em 1904, numa vitória esmagadora, ele foi eleito presidente. Mas preferiu não tentar a reeleição em 1908.

Como presidente, Roosevelt fez várias realizações. Criou a Comissão de Comércio Interestadual para regular as ferrovias, apoiou a aprovação do ato sobre alimentação e remédios, resolveu a greve do carvão de 1902 e expandiu as reservas de terras publicas da America.

Ele foi um dos principais idealizadores da construção do Canal do Panamá, para ligar os oceanos Atlântico e Pacifico, e ajudou a mediar o final da Guerra Russo-Japonesa (1904-1905). Criou também m a Grande ESQUADRA Branca da Marinha americana e a enviou numa volta ao mundo para demonstrar o papel dos Estados Unidos como superpotência.

Depois de deixar a presidência, Roosevelt viajou pela Europa e África, onde continuou a perpetuar sua imagem como vigoroso esportista. Em 1912, ele concorreu mais uma vez à presidência dos Estados Unidos, desta vez como candidato do Partido Progressista.

Embora tenha perdido para o democrata Woodrow Wilson (1856-1924), Roosevelt recebeu mais votos do que o candidato do Partido Republicano.

Em 1913, ele escreveu sua autobiografia oficial, embora já houvesse feito diversos livros sobre sua vida. Enquanto viajava pela America do Sul, liderou uma expedição científica subindo o Rio Amazonas, e ali descobriu o Rio da Dúvida. Depois, ele voltou então a se recolher, para escrever mais relatos sobre suas aventuras.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ele pensou em organizar outro regimento voluntário, mas acabou desistindo. Theodore Roosevelt morreu em sua casa em Long Island, Nova York, em 06 de janeiro de 1919.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

“Criar no Brasil uma Comissão do Serviço Civil algo como, ‘Departamento Anti-Corrupção” seria deveras interessante. Infelizmente precisaria contratar muita gente para fazer este serviço, e teria que criar o Departamento II, III, IV...e por aí afora um cuidando da corrupção do outro.

Mas quem sabe, um dia chegaremos lá.

Roosevelt demonstrou sua capacidade intelectual em um período em que ocorreram muitos fatos marcantes no mundo.

Percebemos que apesar da democracia nos apresentar diversos poderes para aprovação das leis e criação de emendas, o Presidente da República sempre tem com sua presença e carisma peso importante para o destino do pais.

Grandes líderes elevam o astral do povo e com isto o povo acredita mais em si mesmo e em suas vitórias

Diárias.

Robertson
Enviado por Robertson em 10/06/2009
Código do texto: T1642464