A História do Homem - Parte LXXVII (Sigmund Freud 1856-1939)

O fundador da prática da psicanálise e a primeira pessoa a completar um estudo clínico abrangente sobre o subconsciente humano,

Sigmund Freud nasceu em Freiburg, Moravia, mas passou quase toda a sua vida em Viena, Áustria.

Educado na Universidade de Viena, recebeu o diploma em 1881.

Ele ajudou a descobrir as propriedades anestésicas da cocaína e em 1886 estudou por um curto período de tempo com o neuro-psiquiatra francês Jean Martin Charcot (1825-1893) No mesmo ano, ele abriu seu consultório médico em Viena como especialista em doenças nervosas.

Sua primeira obra publicada, Aphasia (1891), foi um estudo desse distúrbio neurológico.

Depois, Freud passou a se interessar pelo subconsciente e, em colaboração com Josef Breuer, escreveu uma série de documentos sobre histeria, publicados em 1895.

Foi nessa época que ele desenvolveu a teoria de que as doenças mentais e os distúrbios de personalidades tinham raiz em experiências sexuais desagradáveis ocorridas durante a infância

Segundo sua teoria, a mente funciona em três níveis:

O consciente,

O inconsciente e

O subconsciente.

Ele também acreditava que as pessoas reprimiam sentimentos e memórias do consciente ou do subconsciente para o inconsciente e que longas conversas com o psicoterapeuta, chamadas de psicoterapia, poderiam ajudar a descobrir e aliviar a dor dessas memórias e sentimentos reprimidos.

Em 1900, Freud publicou A Interpretação dos Sonhos, obra em que procurou quantificar e categorizar as atividades complexas do subconsciente humano.

Em 1906, em parceria com vários colegas, ele fundou o Congresso internacional de Psicanálise. Entre eles, estavam Alfred Adler (1870-1937) e Cal GUSAV Jung (1875-1961).

A obsessão com que Freud via o sexo como motivação principal das atividades humanas acabou impelindo Adler e Jung a seguirem caminhos diferentes.

Adler concentrou seu trabalho na psicologia individual. Segundo suas teorias, havia numerosos fatores, além do sexo, que formavam o consciente e o subconsciente de uma pessoa e que eles variavam de um indivíduo para outro.

Jung direcionou sua atenção ao estudo da importância da mitologia, do simbolismo cultural e da criatividade individual e de como eles ajudavam a formar a personalidade de cada pessoa.

Entre seus trabalhos mais importantes estão A Integração da Personalidade (1939), Memórias e Reflexões e O Homem e seus Símbolos.

Em 1938, quando Adolf Hitler incorporou a Áustria à Alemanha, Freud emigrou para Londres, onde morreu de câncer no ano seguinte.

Depois de sua morte, a popularidade da psicanálise, como é chamada a disciplina médica fundada por ele, continuou a crescer sobretudo nos Estados Unidos nas duas décadas após a Segunda Guerra Mundial.

Hoje, as abordagens terapêuticas iniciadas por ele continuam a ser usadas, com algumas modificações, por muitos psiquiatras no tratamento de diversas doenças mentais. Como psicoses e neuroses.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

As consultas aos psicanalistas deveriam ser tão normais quanto ao dentista.

O fato da haver um estudo histórico no tempo da civilização também se completa com o estudo

Histórico dentro de nós mesmos. Nós temos uma história que é só nossa e de mais ninguém.

Você já iniciou a sua biografia?

Ou deixará para o futuro apenas fotos amareladas?

As obras materiais são corroídas pelo Tempo.

Quando deixamos amor, bons exemplos, dignidade elas perduram.

Freud tocou numa ferida aberta para todos. O sexo para a grande maioria é um tabu, algo a ser escondido na penumbra de nossos sentidos e de nossos quartos. Mas a inocência de nossos primeiro desejos é um sentimento a ser guardado carinhosamente. Aos que foram dilapidados, violados neste momento, o amor pode balsamar os momentos difíceis.

Nada será como um dia foi. Nem para o bem, nem para o mal.

A vida nos mostra as adversidades, nós as soluções. E todas as soluções tem as suas reações.

Nossas fraquezas estão em nós. Seja de origem ou de caminho, não estamos sós.

A própria psicanálise aqui está para nos auxiliar. E existem ótimos psicanalistas.

Robertson
Enviado por Robertson em 09/06/2009
Código do texto: T1640706