A História do Homem - Parte LXXVI (Mutsuhito (Meiji) 1852-1912)

Mutsuhito, também conhecido como Meiji, é o homem responsável pelo início de importantes reformas que converteriam o Japão em uma nação moderna e potencia mundial.

Em 1867, aos quinze anos de idade, ele tornou-se o 122º Imperador de seu país. E, embora o Imperador fosse considerado o governante absoluto, ou tenshi (“filho do céu”), o Japão, na verdade, havia sido governado durante setecentos anos por uma classe hereditária de senhores feudais chamados de shonguns.

Até meados do século dezenove, o Japão ainda era uma monarquia feudal. Por ser uma ilha, o país ficou geograficamente isolado não apenas da Ásia continental, mas também do restante do mundo. Por isso, o Japão sempre esteve distante dos principais movimentos da historia universal. E era exatamente isso o que queriam o s Imperadores e shoguns.

Em 8 de julho de 1853, Mattew Calbraith Perry (1794-1858), comodoro da Marinha dos Estados Unidos, navegou pela Baia Yedo com um esquadrão de barcos fortemente armados e uma clara mensagem do Presidente Millard Fillmore (1800-1874): o Japão deveria abrir seus portos ao comércio americano ou arriscar-se à guerra.

Perry deu ao Japão mais de meio ano para considerar o ultimato e o Tratado de Kanagawa foi assinado em 31 de março de 1854.

Finalmente, o Japão se unia à comunidade mundial. Em 1858, os Estados Unidos, a Inglaterra e a França haviam estabelecido bases comerciais no Japão, mas o clima não era muito tranqüilo.

Mutsuhito proibiu expressamente as agressões contra estrangeiros e iniciou um programa para modernizar o Japão, importando máquinas e ferramentas dentre as mais avançadas produzidas pela Revolução Industrial.

Quando da chegada de Perry á Baía Yedo, em 1853, tecnologicamente o Japão equivalia à Europa de 1550. Mas, 25 anos depois, em 1878, o país asiático já havia se industrializado e alcançava o nível tecnológico na Europa e dos Estados Unidos.

Foi um esforço sem paralelo no mundo, excetuando-se talvez o re-erguimento do Japão após a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Assim o Japão entrou no século vinte como a principal potencia da Ásia.

Mutsuhito reconhecera o valor do comércio internacional, que viria a ser de importância vital para o sucesso japonês no mundo. Ele também mudou a sede do governo do Japão da distante Kyoto para a comercialmente estratégica Tóquio e teve um papel ativo na condução do Japão o que viria a ser conhecido como a Era da Iluminação.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

Tempos difíceis estes em que famílias feudais governavam o Japão.

Será que o povo era mais infeliz naquela época do que nos tempos atuais, onde sentimos uma crise econômica mundial? E o Japão esta muito dependente do comércio mundial hoje. Aliás como a maioria dos países. Sinal dos tempos?

O Homem na busca da estabilidade econômica e política esquece, muitas vezes, da estabilidade social.

Aquela do respeito às leis, ao mercado, aos valores tradicionais onde foram educadas as pessoas no convívio de suas famílias.

Dá-se a idéia que se atropela a tudo pelo lucro e dividendos.

Existirá um sistema melhor do que o Capitalismo?

Movimentos em nível mundial são de difícil prognóstico.

Mas, se tentássemos mais por uma melhor distribuição de renda, olhássemos mais o social, o cultural e humano não seria melhor?

Vivermos com mais intensidade nossa caminhada dependeria de mais tempo para nós próprios.

Conhecer nossa história, entender a cada dia que vivemos, seus enredos e suas reações as nossas ações.

Robertson
Enviado por Robertson em 08/06/2009
Código do texto: T1638992