A História do Homem - Parte LXXIV (Thomas Alva Edison 1847-1931)

Conhecido antigamente como “o feiticeiro’, ele não fez apenas uma, mas três invenções importantes, que se tornaram essenciais à vida cotidiana: o fonógrafo, a lâmpada elétrica e a animação de imagens.

Nascido em Milan, Ohio, em 11 de fevereiro de 1847, Edison foi educado em caso por sua mãe, Nancy Elliot Edison, professora do que hoje corresponderia ao ensino médio. Em 1863, ele se tornou telegrafista. Primeiro na ferrovia Grand Trunk e depois em diversas outras empresas. Embora Thomas tenha criado uma série de dispositivos para melhorar a telegrafia, suas primeira patentes, em 1869, foram para o registrador elétrico de votos e para o stock-ticker (um aparelho telegráfico usado para informar as cotações da bolsa de valores). Após vender essa última patente por inacreditáveis 40 mil dólares, ele usou o dinheiro para equiparar um laboratório em Menlo Park, Nova Jérsei.

O fonógrafo foi um dos primeiros projetos de Edison. Em agosto de 1877, ele exibiu um cilindro envolvido numa folha fina de metal. E, em 6 de dezembro, fez uma gravação de si mesmo recitando “Maria Tinha um Cordeirinho” que existe até hoje. Seu primeiro fonógrafo, chamado por ele de “máquina falante”, era movido por uma manivela, mas o ritmo do som era tão inconstante que, em 1878, ele construiu outro aparelho com motor elétrico. Em 1886, ele desenvolveu um modelo melhorado de fonógrafo em parceira com Charles Summer Tainter (1854-1940) e Chichester Bell, primo de Alexander Graham Bell, o inventor do telefone e das gravações em cera do fonógrafo de Edison.

A lâmpada elétrica, na verdade, foi inventada simultaneamente em 1879 por Edison nos Estados Unidos e por Joseph Wilson Swan (1828-1914) na Inglaterra. O problema a ser resolvido era o de criar um condutor ou filamento adequado e inseri-lo num contêiner, ou bulbo, sem oxigênio (pois a presença do oxigênio fazia com que o filamento se queimasse). Embora Swan tenha sido o primeiro a construir uma lâmpada elétrica, ele teve dificuldade em manter o vácuo em seu bulbo. Edison superou esse obstáculo e, em 21 de Outubro de l879, acendeu uma lâmpada com um filamento de carbono que continuou a brilhar por 40 horas. No final da década de 1880, ele havia criado um bulbo de 16 watts que poderia durar por 1.500 horas seguidas e começou a fazer o marketing de sua nova invenção.

A invenção da animação de imagens foi um processo muito mais complexo, que envolveu diversas outras novidades ara a época, como a fonografia e a gravação sonora. O ponto-chave em que se baseia o processo de animação de imagens surgiu com a descoberta de que, quando uma série de animações sucessivas e próximas uma das outras, como a de uma criança pulando corda ou a de um cavala trotando, é vista rapidamente e em seqüência, o observador tem a ilusão do movimento. Esse fenômeno, conhecido como persistência da visão, foi compreendido pela primeira vez por Leonardo da Vinci.

No século dezenove, os inventores produziram diversos dispositivos manuais nos quais as imagens posicionadas num roda ou num disco giratório pareciam se mover. Em comum, os mecanismos usavam imagens pintadas uma superfície opaca, para serem vistas diretamente. O passo seguinte na evolução desse processo se deu em 1889, quando Edison, nos Estados Unidos e William Friese-Greene (1855-1921) na Inglaterra, decidiram imprimir imagens múltiplas num material transparente, de forma que pudessem ser projetadas. Edison adaptou o método para usar em seu cinetógrafo, a primeira câmera especificamente projetada para filmar imagens animadas, e no cinetoscópio, o primeiro projetor de imagens animadas. Ambos foram patenteados em 1891 e, dois anos depois, em 1893, o cinetoscópio foi lançado em Nova Jérsei como instrumento para ser usado em apresentações visuais. Como Edison deixou de patentear suas invenções no exterior, dois irmãos franceses chamados Auguste (1862-1954) e Louis (1864-1948) Lumière construíram o que era uma versão melhorada do cinetógrafo, que eles chamaram de cinematógrafo. Embora Edison tenha construído em estúdio de cinema em Nova Jérsei em 1893, seu antigo sócio William Dickson fundou a American Biograph, a primeira empresa de produção de filmes animados.

Em 1887, Edison abriu sua Fábrica de Invenções, em West Orange, Nova Jérsei, onde empregou 1.200 funcionários. Lá, foram criadas dezenas de outras invenções importantes, como o telégrafo automático e a bateria de armazenamento.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

O fonógrafo, a lâmpada elétrica e a animação de imagens.

Como vemos invenções que adentraram a nossa civilização e nos acrescentam até hoje com a sua evolução bem estar e satisfação.

A visão de Edison para novas descobertas é um fator interessante.

E mais, o fato de criar sua fábrica de invenções mais ainda.

Que sempre tenhamos Homens com estes intuitos.

Muitas vezes os maus acontecimentos na História não se fazem dos objetivos das invenções em sua criação. Mas, sim do uso maledicente de alguns homens de mau propósito.

Num mundo onde existe a concorrência que provoca ela própria muitas vezes o surgimento de novas descobertas, poderia também, se houvesse entendimento (colaboração) entre os Homens, descobertas muito mais importantes ou até rápidas.

Não é só imaginar algo. É preciso encontrar meios para a sua fabricação em série, matéria-prima, distribuição, embalagem, instruções, enfim tantos adendos.

Robertson
Enviado por Robertson em 06/06/2009
Código do texto: T1635401