A História do Homem - Parte LXXIII (Mark Twain 1835-1910)

O escritor e humorista Samuel Clemens, um dos mais influentes e admirados autores na história da literatura americana, nasceu em Florida, no Missouri.

Entre suas obras mais famosas estão a Vida no Mississipi (1883), As Aventuras de Tom Sawyer (1876) e As Aventuras de Huckleberry Finn (1884), todas elas baseadas em experiências de sua juventude em Hannibal, Missouri, uma das cidades cortadas pelo Rio Mississipi. Além ele conheceu pessoas de todos os tipos de vida: das que trabalhavam em barcos a vapor a artistas populares, jogadores, pregadores religiosos e trapaceiros.

Depois da morte de seu pai, Clemens, então com doze anos de idade, foi trabalhar como aprendiz de tipógrafo, o que permitiu ler uma infinidade de livros,

Em 1852, ele começou a escrever textos de humor para o Hannibal Journal. Depois de ganhar a vida algum tempo como tipógrafo em varias cidades, desde St..Louis, passando por Cincinnati, Ohio, até Nova York, ele trabalhou algum tempo como piloto de barcos fluviais. A frase “Mark Twain”, que ele mais tarde adotou como pseudônimo, foi tirada de um código usado pelos homens do Rio Mississipi e significa “ duas braças abaixo”, indicando uma dada profundidade do canal do rio.

Quando a Guerra Civil Americana (1861-1865) começou, Clemens serviu durante algum tempo no Exercito dos Confederados, antes de ir para o oeste, em busca das áreas de mineração de ouro em Nevada e na Califórnia. Entre 1864 e 1867, ele trabalhou para diversos jornais em São Francisco.

Publicado em 1867, seu primeiro livro, A Famosa Rã Saltadora do Condado de Calaveras, era uma coletânea de contos celebrando a vida na costa leste. Naquele mesmo ano, ele viajou como correspondente de guerra para a Europa e para o Oriente Médio e mais tarde relatou suas observações no livro Inocentes no Estrangeiro (1869).

Em 1869, ele se estabeleceu em Buffalo, no estado de Nova York, como sócio-proprietário de um jornal, e casou-se com Olívia Langdon em 1870.

Continuou a escrever colunas nos jornais e os contos maravilhosos de Tom e Huck.

Ele também escreveu O Príncipe e o Mendigo (1882) e Um Ianque na Corte do Rei Artur (1889), romances históricos escritos com seu humor característico.

Durante a vida de Clemens, seus livros tiveram muito sucesso, mas seus ganhos n ao foram investidos de forma prudente. Em 1894, a firma da qual era sócio-proprietário, a Charles L. Webster & Company, foi à falência. Além disso, as mortes de sua filha Susan, em 1895, e de sua esposa em 1904 o deprimiram profundamente.

Ele publicou Seguindo o Equador, em 1897, e Joana d”Arc, em 1904, o que lhe rendeu um bom dinheiro, suficiente para pagar seus débitos. Seu último trabalho, O Forasteiro Misterioso, foi concluído em 1898, e publicado postumamente em 1916.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

A característica que cada escritor tem de escrever um assunto o torno propenso ao sucesso ou não.

Assim como o falar em público torna certas pessoas famosas pela sua eloqüência, o escrever também tem os seus permeios.

Lembro que meu pai gostava muito de ler a história do faroeste americano, com seus pistoleiros, índios, e fazendeiros.

Lia os livros de bolso de diversos escritores. Tinha um em especial cujo personagem, se não me engano era Jim Silvertip.

Meu pai tinha diversos livros deste personagem criado no oeste americano, de que autor não lembro.

Mas sem dúvida alguma era uma delícia ler as aventuras deste personagem.

Eu gostei sempre de ler e meus livros eram os mais baratos.Rs. Tarzan, Batman e Robin, Mandrake, Zorro, Homem Aranha, Homem de Ferro,Zagor, Texas, Pato Donald, Mickey, Pateta, Tio Patinhas, Gastão, etc... Livros da infância que fizeram meu encanto.

Acredito que muito de meu interesse hoje em dia pela escrita vieram daqueles tempos.

Como não tínhamos televisão aproveitávamos mais o tempo em leituras e brincadeiras.

Depois no colégio e na Faculdade surgiram os escritores brasileiros com mais ênfase e alguns de renome internacional.

Samuel Clemens usou todo o seu conhecimento pela proximidade que teve com diversos tipos de pessoas e o meio de vida delas para criar os seus personagens. Colocar humor em forma de pitadas acrescenta aos textos um sabor especial.

Quanto mais leituras você realiza, mais vocabulários você acrescenta ao seu currículo.

Talves nem sempre você tenha um recurso de correção automática para saber que Talvez é com z.

Robertson
Enviado por Robertson em 05/06/2009
Código do texto: T1634202