A História do Homem - Parte LXVIII (Charles Dickens - 1812-1870))

É considerado como o maior escritor inglês de ficção do século dezenove e um dos mais brilhantes desde William Shakespeare.

Charles John Huffam Dickens nasceu em Portsmouth, filho de um funcionário da Marinha e cresceu em Londres. Desde menino, era um leitor ávido, mas, devido à prisão de seu pai pelo não pagamento de algumas dívidas, teve de sair da escola aos dezenove anos para trabalhar em uma fábrica. Apesar da pouca idade desde cedo começou a desenvolver seu enorme poder de percepção, que, mais, tarde, faria com que seus escritos fossem tão ricos em personagens memoráveis.

Dickens ainda trabalhou como repórter de vários jornais, como o Truessun, o Mirror of Parliament e o Morning Chronicle, em que aprimorou seu talento de escritor. No início da década de 1830, ele criou divertidas crônicas sobre cenas de rua e da vida diária londrina para a Old Monthly Magazine. Em 1837, estes escritos foram reunidos num único volume, chamado Memórias de Pickwick. Seus dois livros seguintes, Oliver Twist (1838) e Nicholas Nickleby (1839) eram crônicas bem-humoradas e, às vezes, melodramáticas sobre a vida de dois jovens, ambas extremamente complexas e com personagens muito bem trabalhados pelo escritor.

Depois de chegar ao sucesso com esses primeiros trabalhos, Dickens editou duas revistas mensais, Household Words (entre 1850 e 1859) e All Year Round (de 1859 a 1870), para as quais escreveu dramas divididos em capítulos que, depois, acabaram se tornando livros. Em 1843, ele publicou Conto de Natal, provavelmente sua obra mais famosa e um dos livros mais influentes da língua inglesa.

Algumas das maiores obras de Dickens, porém, ainda estavam por vir.

Sua próxima obra-prima, e seu maior romance, David Copperfield, surgiu em 1849 e trata-se de um livro envolvente e perspicaz.

Seu grande romance histórico, Um Conto de Duas Cidades, centrado em fatos que aconteceram em Londres e em Paris durante a Revolução Francesa, foi publicado em 1859.

Outro livro, As Grandes Esperanças (1861), demonstrou seu gênio sem igual para a caracterização de personagens e o o jogo de palavras.

Em sua época, Dickens era extremamente popular. As pessoas aguardavam ansiosamente, a cada semana, os novos episódios de suas obras em capítulos.

Quanto mais atenção ele atraía, mas ele a desejava.

Entre 1867 e 1868, ele fez sua segunda viagem aos Estados Unidos, e sua agenda era frenética. Lá, Dickens participou de aparições públicas e conduziu várias leituras. Ele voltou à Inglaterra, exausto e, em seguida, mergulhou com tudo em seu romance O mistério de Edwin Drood.

Mas, não teve tempo de completá-lo, pois morreu subitamente, aos 58 anos de idade. Desde então, sua reputação como um dos mais elaborados autores da língua inglesa cresceu continuamente, e hoje muitas de suas obras são consideradas verdadeiros clássicos da literatura mundial.

Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Dickens foi (é) o que podemos chamar de escritor de talento.

Sua formação tem a característica dos grandes escritores.

Vivência social, observação, caracterização, complexidade e perspicácia.

Fatores que com certeza deixam transparecer personagens enigmáticos e carismáticos também.

Seu sucesso foi alcançado com persistência, capacidade e intelectualidade.

Na vida algumas coisas podem acontecer por acaso, mas a maioria só acontece quando demonstramos realmente força para alcançar os objetivos.

A escrita de crônicas tem caracterizado grandes escritores.

Robertson
Enviado por Robertson em 28/05/2009
Código do texto: T1620375