A História do Homem - Parte LXVI (Charles Darwin 1809-1882)

Nascido em Shrewsbury, Inglaterra, neto do famoso fabricante de cerâmica Josiah Wedgewood (1730-1795), Charles Robert Darwin foi educado em Cambridge, onde se interessou por ciência em geral e, mais particularmente, pela evolução do mundo natural.

Até o início do século dezenove, era comum se acreditar que a Terra e nosso ambiente natural haviam sido criados exatamente da forma como está relatado na Bíblia, e tanto o ambiente como a Terra haviam permanecido mais ou menos os mesmos desde sua origem.

Na época de Darwin, no entanto, muitos cientistas tinham passado a crer na possibilidade de que os seres vivos mudavam com o passar do tempo, como parte de um processo evolucionário. As pessoas que defendiam essa teoria eram conhecidas como evolucionistas. E as que acreditavam que a Bíblia era a verdade literal eram conhecidas como criacionistas. Os criacionistas acreditam que todas as espécies – das ostras aos seres humanos, por exemplo – havia sido criada exatamente do mesmo jeito com que as vemos hoje, e que sempre tiveram a mesma forma.

Os evolucionistas, ao contrário, sustentam que uma espécie é capaz de mudar de uma geração para a outra. E que duas espécies similares, embora diferentes, como leões e tigres, podem ter um mesmo ancestral comum que tenha vivido milhões de anos atrás. Embora a idéia da evolução tenha sido discutida na Grécia desde o século quinto antes de Cristo, Darwin foi o primeiro homem a formular uma teoria bem detalhada sobre esse polêmico assunto.

Após se graduar em Cambridge, Darwin aceitou o cargo de naturalista (sem ganhar salário) durante cinco anos numa expedição de pesquisa a bordo do navio HMS Beagle.

O Beagle deixou a Inglaterra em dezembro de 1831 e retornou em outubro de 1836. Durante a viagem de cinco anos, sua tripulação explorou a América do Sul, a Austrália, a Nova Zelândia e inúmeras ilhas por onde passou. A partir de resultados colhidos na expedição, Darwin começou a sintetizar sua teoria da evolução.

Ele descobriu que em ilhas remotas, como em Galápagos, próximas á costa ocidental da América do Sul, as espécies eram muito diferentes das espécies relativas encontradas nos continentes. Com isso, ele concluiu que, embora elas possuíssem um ancestral em comum, o ambiente diferente, ao longo do tempo. Tinha levado as espécies a “evoluir” também de forma diferente.

Darwin continuou a aprimorar sua teoria da seleção natural, que dizia que as espécies evoluíam porque a natureza “selecionava” as plantas e os animais mais aptos em ambientes específicos. Ele levou vinte anos para detalhar completamente sua teoria, mas, quando seu livro, A Origem das Espécies, finalmente foi publicado, em 1859, ele influenciou radicalmente a teoria das ciências biológicas da época, mudando totalmente a perspectiva que as pessoas tinham da história do mundo e do ambiente em que viviam.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo * Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Olhando o passado parece que éramos ignorantes por tantas descobertas que foram realizadas no passar do tempo.

Mas quantas de nossas verdades de hoje serão no futuro simples ignorância de nossa parte?

As maiores descobertas foram realizadas quebrando-se “tabus”, “crenças” e verdades estabelecidas.

Cada qual acredita em suas verdades, porém a ciência surgiu para nos mostrar as comprovações através de estudos, testes e mais pelo estudo da própria história.

Então que cada qual faça o seu julgamento naquilo em que acredita.

Se fizermos parte de uma evolução estamos caminhando para algum lugar.

Saber para onde é uma incógnita. Alguns acreditam num paraíso, outros nas catástrofes.

Para que acelerar tanto o destino?

Por que não viver nosso tempo com amor, com prazer, com saúde e tornando agradável

A caminhada para todos, sem maldades, sem vaidades e sem egoísmos?

Robertson
Enviado por Robertson em 26/05/2009
Código do texto: T1616463