A História do Homem - Parte LXIV (Samuel Morse - 1791-1872)

Samuel Morse, que ficou conhecido como o pai da moderna tecnologia da informação, nasceu em Charlestown, Massachhusetts.

Seu pai era o reverendo Jedidiah Morse (1761-1826), compilador da primeira geografia americana. Morse se formou pela Universidade de Yale em 1810, já como um famoso retratista, e depois fundou e foi seu primeiro Presidente (1826-1842) da Academia Nacional de Desenho. Em 1832, ele se tornou professor de pintura e escultura na Universidade da Cidade de Nova York (hoje New York Univesity).

Enquanto viajava pela França, conheceu Louis-Jacques Daguerre (1789-1851), o inventor da fotografia, e introduziu nos Estados Unidos o método de fotografia do daguerreótipo.

No século dezenove, conforme a máquina a vapor aumentava a velocidade e a autonomia dos veículos tanto em terra como no mar, surgiu uma necessidade evidente de algum meio de comunicação instantânea a longa distância. Tornou-se urgente a possibilidade de comunicar-se com lugares muito distantes. A idéia de enviar mensagens codificadas por meio elétricos data do início do século dezoito. Foi Morse, porém, quem desenvolveu o primeiro sistema prático de telégrafo.

Morse concebeu a idéia quando retornava da Europa a bordo de um navio, em 1832, e trabalhou por muitos anos para desenvolver o sistema de relê eletromagnético que acabaria tornando o telégrafo possível.

Morse demonstrou sua invenção pela primeira vez para o Presidente Martin van Buren (1782-1862) em 21 de fevereiro de 1838 e, em 1843, uma linha comercial operante de telégrafo estava instalada entre Washington e Baltimore. Em 24 de maio de 1844, ele enviou da Suprema Corte sua mensagem histórica: “Que obra fez Deus”.

Nos poucos anos que se seguiram, a maioria das grandes cidades americanas e européias estavam conectadas por telégrafo e, na década de 1850, a Inglaterra e a Suécia estavam ligadas à Europa continental por cabos submarinos.

A Europa e a América foram unidas por um cabo submarino entre Terra Nova, no Canadá, e a Irlanda em 1885, e a Rainha Vitória (1819-1901) enviou uma mensagem de noventa palavras para o Presidente James Buchanan (1791-1868),

O Surgimento das comunicações instantâneas a longa distância revolucionaram a forma como as pessoas encaravam a distância e o tempo.

Morse também criou o Código Morse, que consistia em uma série de toques do interruptor que fazia o contato elétrico. Assim, cada letra do alfabeto consistia de toques breves (pontos) combinados com toques mais longos (travessões). Este sistema se tornou a “língua” universal do telégrafo e um precursor do sistema binário, usado em todos os computadores modernos e na comunicação eletrônica.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Neste texto além da invenção e implantação de um sistema que iria revolucionar o mundo me chamou a atenção...”O Surgimento das comunicações instantâneas a longa distância revolucionaram a forma como as pessoas encaravam a distância e o tempo”.

Assim o que temos hoje em comunicação a longa distância se iniciou a partir de 1844.

E o mundo mudou, nações se tornaram mais próximas.

Podemos dizer que a evolução do homem acolheu diversas descobertas e a procura pela comunicação foi uma das que mais provocaram no homem o seu desejo desta evolução.

Mas tudo o que se transporta pelo homem levará o bem e o mal.

Bom seria se fosse somente o bem.

Imaginar a dificuldade na implantação do sistema todo, principalmente os cabos submarinos entre os continentes. É realmente um trabalho de gigantes.

Via satélite, via cabo, via correio, via pombo...é o homem querendo se comunicar o tempo todo e todo o tempo.

E dizer que existe tanta solidão. Apesar da comunicação cada homem tem que ter em si mesmo o desejo de se comunicar e de viver feliz em sociedade.

Robertson
Enviado por Robertson em 24/05/2009
Código do texto: T1611895