A História do Homem - Parte LX (Wolfgang Amadeus Mozart 1756-1791)

Um dos mais notáveis gênios musicais da história. Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, na Áustria. Seu pai chamava-se Leopold Mozart e era compositor e músico do arcebispo de Salzburgo. Tanto Wolfgang como sua irmã mais velha, Marianne (também chamada Nannert), foram considerados prodígios musicais na infância. De fato, aos cinco anos de idade Wolfgang já compunha minuetos. O pai levou as crianças para visitar o imperador em Viena e acabou viajando com eles para a França e Holanda. Aos dez anos, Mozart já havia composto quatro sinfonias e um oratório popular. Aos catorze, ele regeu sua ópera Mitridate ao cravo no Allá Scala de Milão, o maior teatro de ópera da Europa.

Apesar de seu brilhantismo musical-ou, talvez, devido a ele-, Mozart não conseguiu ficar por muito tempo como compositor da corte. Por isso, ele passou os anos entre 1771 a 1787 viajando e escrevendo por encomenda por toda a Europa: Milão, Viena, Munique, Augsburbo, Mannheim e Paris. Em 1778, ele se apaixonou pela bela e talentosa soprano Aloysia Weber, prima do compositor Karl Maria Von Weber (1786-1826). Como Aloysia não correspondeu a seus afetos, ele se casou quatro anos depois com sua irmã, Constanze.

Mozart conseguiu compor movimentos inteiros de cabeça e depois escrevê-los como quisesse, muitas vezes enquanto se empenhava em outras atividades. Ele também foi um grande regente e instrumentista, dominado o violino e os instrumentos de tecla.

Como compositor Mozart se destacou na música operística, religiosa, sinfônica e de câmara. E foi um gênio com um talento musical de extensão quase ilimitada.

Em 1786 e 1787, Mozart compôs duas das maiores óperas da história, As bodas de Fígaro e Dom Giovanni. Num período de sete semanas em 1788 Mozart escreveu três de suas sinfonias mais famosas: Mi Bemol Maior, Sol Menor e Dó Maior (a Júpiter). Em 1790, ele escreveu as óperas Cosi Fan Tutte e A Flauta Mágica. Muitos críticos consideram esta última não somente sua ópera mais memorável com também a maior ópera escrita em alemão.

Apesar de imenso sucesso das composições de Mozart e de seu trabalho como professor na Corte, cuidar do dinheiro não era o seu forte. Por isso, viveu na pobreza. Mozart adoeceu e morreu muito jovem, com apenas com 35 anos de idade. Mas isso não impediu que ele entrasse para a História como um dos mais talentosos compositores que existiram.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Grandes gênios, curtas caminhadas.

Como entender a perda destas genialidades tão cedo?

Descobrir jovens talentos é um compromisso que todos deveriam ter com a própria

Prosperidade do ser humano.

Quantos gênios não foram já deixados ao léu, esquecidos, destruídos antes de florescerem?

Hoje com tantos meios de comunicação grandes promessas podem ser descobertas

Ao toque de um botão, num simples e.mail, numa página de recado, num vídeo caseiro.

Nem por isso percebemos grandes gênios em nosso tempo. Talvez porque tenha que haver algo mais, talento.

Nossa mídia adora ao efêmero, ao passageiro, ao vazio, as pessoas de perfis muitas vezes indecentes. Os colocam como metas a serem atingidas para os nossos jovens.

Muitas vezes, parece existir um movimento oculto no mundo onde a perversão e as falsidades se instalaram e se propagam a olhos vistos.

Mas grandes gênios e grandes talentos sobrevivem a tudo e a todos e continuamos na esperança de renovar nossa galeria de gênios vivos e atuantes para levá-los também ao futuro.

Robertson
Enviado por Robertson em 18/05/2009
Código do texto: T1601551