A História da Homem - Parte LVIII (George Washington 1732-1799)

Um dos maiores líderes militares da história, George Washington foi responsável pela derrota dos britânicos e foi o primeiro Presidente da recém-formada nação dos Estados Unidos da América.

Nascido em 22 de fevereiro de 1732, no condado de Westmoreland, na Virgínia, ele era agrimensor por profissão e proprietário de terras por herança. Casou-se em 1759 com Martha Dandridge Custis (1732-1802). Enquanto servia com oficial na Milícia da Virgínia, durante os primeiros anos da Guerra Franco-Indiana (1754-1763), começou a desenvolver certa animosidade pelos oficiais britânicos e por suas tropas, que sempre tratavam os cidadãos nascidos na América como um inimigo subjugado.

Eleito para a Assembléia da Virgínia em 1758, Washington logo percebeu o crescente descontentamento que a maioria dos americanos tinha por viver numa colônia britânica.

Em 1765, o Parlamento Britânico aprovou o Stamp Act, impondo sobre os colonos uma taxa destinada a pagar uma força militar britânica a pagar uma força militar britânica que ocuparia as colônias e fortaleceria os governantes britânicos. Em 1774, depois que o governador britânico da Virgínia dissolveu a Assembléia, Washington esteve entre os que perceberam que um conflito armado com a Inglaterra se tornara inevitável.

Estava declarada a Guerra Revolucionária Americana (1775-1783), que irrompeu em todas as colônias.

Washington se destacou como comandante das unidades de milícia da Virgínia e, em 1775, o recém-formado Congresso Continental o fez comandante do exército americano. Em 4 de julho de 1776, a Declaração da Independência americana estava assinada. Washington conseguiu forçar os britânicos a deixar Boston, mas não teve êxito em dominar a cidade de Nova York.

Em 24 de dezembro de 1776, ele desferiu um brilhante e ousado ataque através do Rio Delaware, esmagando as defesas britânicas em Trenton e Princeton. O feito elevou o moral das tropas americanas.

Mas a vitória final só ocorreu quando Washington derrotou definitivamente o General Lorde Cornwallis (1738-1805) em Yorktown, em 19 de Outubro de 1781. Embora um tratado de paz só fosse assinado em 1783, os britânicos haviam sido dominados e nascia uma nova nação.

Depois da guerra, Washington voltou para sua casa em Mount Vernon, na Virgínia, mas em 1787, presidiu a Convenção Constitucional na Filadélfia. Em 1789, sob as disposições da Constituição dos Estados Unidos, ele foi eleito pelo Colégio Eleitoral o primeiro Presidente dos Estados Unidos. Reeleito em 1793, Washington criou um poderoso governo centralizado, gerido, porém, com o consenso dos representantes de cada estado.

Um dos mais respeitados estadistas na história dos Estados Unidos, ele recusou um terceiro mandato presidencial e se aposentou em 1797. George Washington morreu em 14 de dezembro de 1799.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

A estratégia é uma das marcas dos homens de futuro.

A História nos tem mostrado que tudo o que é imposto ao cidadão um dia prova retaliação. Até a paciência tem o seu tempo de vida.

Pela extensão territorial dos Estados Unidos tem-se idéia da grandeza deste movimento que teve o apoio da maioria dos então americanos subjugados pelos britânicos.

Algo inimaginável para os dias de hoje.

Um fato interessante de agrimensor a uma dos maiores líderes militares da história.

Um governo centralizado, gerido com o consenso dos representantes de cada estado.

Uma democracia com representantes do povo, como deve ser.

Robertson
Enviado por Robertson em 16/05/2009
Código do texto: T1598127