A História do Homem - Parte LVII (James Cook 1728-1779)

Cook: um dos melhores e3xploradores do século 18. Foi o primeiro navegador a mapear a linha costeira da Antártica.

Nascido em Maton, Yorkshire, Inglaterra, James Cook é considerado um dos maiores capitães da marinha inglesa e um dos melhores exploradores da época das grandes descobertas, iniciadas por Cristóvão Colombo.

Cook aprendeu o ofício enquanto trabalhava em barcos comerciais que singravam pelas águas do Mar do Norte do Ma Báltico e, em 1755, aos 27 anos de idade, assumiu o comando de seu primeiro navio da Marinha Real. Encarregado da América do Norte, ele inspecionou o Rio St. Lawrence e a costa de Newfoundland, no Canadá.

Provando ser um gênio da navegação, ele ganhou o comando, em 1768, de uma expedição que conduzia astrônomos ingleses para observar o planeta Vênus no Pacífico Sul. Depois disso, ele explorou a região para a coroa britânica.

Cook também visitou a Nova Zelândia, onde um grupo de quinze ilhas ainda tem o seu nome, e tornou-se a primeira pessoa a traçar sua linha costeira completa. Em 1770, ele visitou a Nova Guiné e reinvidicou a costa leste da Austrália para a Inglaterra, sob o nome de Nova Gales do Sul.

Em sua primeira viagem, Cook havia explorado mais desse território do que qualquer outra pessoa. Em 1772, ele zarpou novamente, dessa vez para encontra o tão comentado, mas ainda não descoberto, “Continente Austral”. Encontrou-o e tornou-se o primeiro homem a mapear a linha costeira da Antártica. Nessa viagem ele percorreu 112.000 quilômetros. Com isso, entrou para a história como a primeira pessoa a navegar em torno da Terra de leste para oeste.

Em sua terceira viagem, em 1776, Cook descobriu as Ilhas do Havaí, que chamou de Ilhas Sandwich, em homenagem a John Montagu (1718-1792), o quarto conde de Sandwuich e primeiro Lord do Almirantado Britânico.

Em seguida, Cook explorou a costa norte-americana do Oregon ao Alasca e navegou pelo Estreito de Bering, no Oceano Ártico. Durante a viagem, em 1779, ele foi atacado por nativos no Havaí. Como Fernão de Magalhães, ele também morreu numa viagem de exploração.

A maior contribuição das explorações de Cook foi a de ter aberto o caminho para o9 povoamento da Austrália e da Nova Zelândia. Além disso, ele foi a primeira pessoa a explorar todos os cantos de terras nas margens e no interior do maior oceano do Mundo, o Pacífico.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

A História de Cook é realmente fantástica, sob o aspecto geográfico, de etnias e de mundo.

Ele tinha o sangue aventureiro em suas veias.

Para quem já andou sobre as ondas por algumas horas, como eu, sabe as dificuldades que é a vida sobre ela...rs.

E pelo que lemos Cook praticamente vivia sobre as águas do Oceano Pacífico.

Quanto devemos para ele de nossa sabedoria atual.

Quantos mitos ou fantasias ele deve ter elucidado com sua coragem e dos que o acompanhavam

O que vemos na História é a coragem das pessoas suplantando os medos e descobrindo Novos mundos, como o fazemos hoje em dia em busca das estrelas.

Temos o sangue aventureiro e deve ter um motivo para isto.

Uma busca de nossa origem, de nosso nascimento.

Mas, se somos filhos de Deus, ele já não estará entre nós?

Robertson
Enviado por Robertson em 14/05/2009
Código do texto: T1594644