A História do Homem - Parte LIII (Johann Sebastian Bach 1685-1750)

Pai da música clássica moderna e um dos gênios mais prolíficos da história da música ocidental, Johann Sebastian Bach nasceu em Eisenach, Alemanha, filho de um músico da cidade e membro de uma família, cuja herança musical abrangia cerca de cem anos.

Ele passou sua vida inteira na Alemanha escrevendo, ensinando e tocando música. Quando Bach ficou órfão, aos dez anos de idade, ele foi viver com seu irmão, Johann Christoph Bach, um organista que morava na cidade de Ohrdruf. Depois de completar seus estudos musicais, em 1703, ele conseguiu ser indicado como organista da igreja de Arnstadt.

Dois anos mais tarde, ele assistiu a um concerto em Lubeck dado pelo organista Dietrich Bustehude (1637-1707), que se tornou uma grande influência em sua vida e na carreira. Em 171, depois de nove anos como organista da corte em Wimar, Bach passou seis anos como maestro da corte do Príncipe Leopoldo de Anhalt-Cöthen. Foi aí que ele teve a oportunidade de escrever algumas das obras que o deixariam famoso. Seus seis Concertos de Brandenburg para orquestra de Câmara estão entre as maiores obras-primas da música clássica de todos os tempos.

A primeira esposa de Bach, Maria Barbara Bach, morreu em 1720, depois de lhe dar sete filhos.

Em 1721, ele se casou com Anna Magdalena Wilckin, uma cantora talentosa para a qual compusera diversas peças vocais. Durante os anos que se seguiram, o casal teve treze filhos.

Criados num ambiente musical, quatro deles viriam a se tornar compositores respeitados. São eles Wilhelm Friedmann Bach (1710-1784), Karl Philipp Emanuel Bach (1714-1788), Johann Christoph Friedrich Bach (1732-1775) e Johann Christian Bach (1735-1782)

Em 1723, Bach aceitou um posto na Escola Thomas Schule, em Leipzig, e ali permaneceu pelo resto da vida. A necessidade constante de novas composições lhe permitiram florescer como compositor e produziu um número impressionante de cantatas, fugas, corais, entre outras composições.

Um virtuose no órgão, ele pôde compor e improvisar obras brilhantemente intricadas. Um mestre no uso do contraponto, sua música abriu um novo panorama não somente para o órgão, mas também para o violino e cravo, além de outros instrumentos que compõem uma orquestra..

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

O meio em que vivemos geralmente nos molda em nossa índole e nossas reações a este meio pode acrescentar ao mesmo mais enriquecimento.

Nascido numa família de herança musical, Sebastian Bach não só preservou esta herança, como acrescentou à ela a sua genialidade.

Certas músicas clássicas se perpetuam de séculos em séculos por suas próprias características e principalmente pela emoção que nos contagia.

Algumas nos permitem até uma fuga do real ao imaginário nas asas da liberdade de nossos pensamentos.

Gênios nascem poucos. Que o diga a nossa atualidade.

Robertson
Enviado por Robertson em 08/05/2009
Código do texto: T1583499