A História do Homem - Parte LI (Oliver Cromwell 1599-1658)

Nos últimos 1.200 anos, os únicos governantes ingleses que não eram Reis foram Oliver Cromwell e seu filho, Richard (1626-1712). Nascido em Huntingdon, descendente de galeses, Oliver descendia do clã dos Williams e adotou o sobrenome Cromwell em homenagem a Thomas Cromwell (1599-1658). Austero, ele tornou-se membro do Parlamento e serviu como oficial da cavalaria para as forças parlamentares durante a Guerra Civil Inglesa.

A real Casa dos Stuart, que começou na Inglaterra com o reinado de Jaime I (1566-1625), em 1603, foi muito mais autoritária do que a anterior Casa dos Tudor, e suas relações com o Parlamento foram muitos tensas.

...Depois de Carlos I (1600-1649) suceder a Jaime em 1625, a situação política deteriorou-se ainda mais. Carlos moveu uma longa guerra contra os escoceses e aumentou os impostos. E, em 1642, o crescente estranhamento dos Stuart com o Parlamento deu lugar à guerra civil aberta.

Cromwell, liderando as força do Parlamento, alcançou vitórias decisivas em Marston Moor, em 1644, e em Mseby, em 1645. Carlos se rendeu e foi executado em 1649. O Parlamento continuou a governar a Inglaterra com um Conselho de Estado até 1653, quando Cromwell foi nomeado lorde protetor. Como tal, ele foi o primeiro não-monarca a governar a Inglaterra nos 825 anos desde que o primeiro Rei Saxão, Egbert (775-839), ocupara o trono em 828 d.C.

Embora a aptidão de Cromwell no comando das tropas na batalha o houvesse tornado um líder poderoso, ele acabou sendo tão autoritário quanto os Stuart e, com isto, fez muito inimigos. Consolidando seu poder, ele dissolveu o Parlamento e governou a Inglaterra militarmente. Mesmo governando numa era de prosperidade na história econômica da Inglaterra, elevou-se a insatisfação pública, apoiando a restauração da monarquia.

Quando, em 1658, Cromwell morreu, seu filho Richard foi nomeado Lord protetor, mas ele não tinha a determinação necessária para dar continuidade ao governo do pai. Depois de sua renúncia, em 1659, ele foi sucedido em 1660 por uma restauração da Casa dos Stuart na pessoa de Carlos II (1630-1685).

Embora Oliver Cromwell hoje seja lembrado como herói ou vilão, ele permanece como uma figura única e singular, pois alterou os rumos da história inglesa durante uma de suas épocas mais turbulentas.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

Esta época quando retratada nos cinemas representa para mim, um clima de nostalgia.

Interessante como nos identificamos com certas épocas passadas.

O recolhimento de impostos para uso do bem comum (?) já vem de muitos séculos atrás. Até que funciona quando a contribuição realmente é utilizada corretamente.

Acredito sempre que é melhor você recolher o dinheiro para uma prefeitura do que para um governo federal (independente de partidos políticos). Quando Prefeitura você pode cobras mais rapidamente a utilização dos valores. Onde está sendo empregado, quais pagamentos e quais obras estão sendo realizadas.

“Cromwell foi nomeado lorde protetor. Como tal, ele foi o primeiro não-monarca a governar a Inglaterra nos 825 anos desde que o primeiro Rei Saxão, Egbert (775-839), ocupara o trono em 828 d.C.”. É deveras interessante este fato.

Na política, como na vida, é difícil agradar a todos.

Robertson
Enviado por Robertson em 06/05/2009
Código do texto: T1579742