A História do Homem - Parte L (René Descartes 1596-1650)

Filósofo, cientista e matemático francês, ele é considerado o fundador da filosofia moderna. René Descartes nasceu em La Haye.

Quando jovem, freqüentou uma escola jesuíta de bom nível e, em 1616, formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers, embora nunca tenha exercido a profissão.

Apesar de sua educação ter sido boa, ele se convencera de que não havia conhecimento confiável em nenhum lugar e em qualquer área.

Por isso, resolveu sair da França e viajar pela Europa. Entre 1616 e 1628. Serviu por algum tempo em três exércitos diferentes: da Holanda, Bavária e Hungria. Durante esse período, formulou o que considerava ser um método geral para encontra a verdade.

Entre 1630 e 1634, Descartes aplicou seu método no estudo das ciências.

Estudou anatomia, fisiologia, fez dissecações e também se dedicou à ótica, meteorologia, matemática, além de outras áreas da ciência.

Sua principal obra é:

DISCURSO DO MÉTODO DE DIRIGIR DEVIDAMENTE A RAZAO E ENCONTRAR A VERDADE NAS CIÊNCIAS (1637) , mais conhecido apenas como DISCURSO DO MÉTODO.

Na obra, ele apresenta a premissa de seu método de raciocínio “Penso, logo existo”, base de toda a sua filosofia e do futuro racionalismo científico.

Descartes expõe as quatro regras para se chegar ao conhecimento:

* Nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal;

* Os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente;

* As considerações devem partir do mais simples para o mais complexo;

* O processo deve ser revisto do começo ao fim, para que nada importante seja omitido.

Escreveu ainda:

* MEDITAÇÕES DA FILOSOFIA PRIMEIRA (1641)

* PRINCIPIOS DA FILOSOFIA (1644).

Em 1649, Descartes aceitou uma irrecusável proposta financeira da Rainha Cristina, da Suécia, para ser seu preceptor. Descartes gostava de dormir e acordar tarde. Mas a rainha queria suas aulas por volta das cinco da manhã. Acredita-se que o ar frio da madrugada sueca tenha causado a morte de René Descartes por pneumonia em fevereiro de 1650, apenas quatro meses depois de ter chegado à Suécia.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Descartes criou métodos para nosso próprio reconhecimento.

“Penso, logo existo”.

Neste caso nossa própria identificação como ser pensante nos torna existencial.

E mesmo que algumas pessoas vivam “no mundo da lua”, eles são reais.

A morte prega peças em nós. Quando acreditamos que tudo vai melhorar, ela nos leva como sua companhia para uma nova área além de nossos parcos conhecimentos.

Muitas vezes temos problemas que nos parecem difíceis de resolver. Quem sabe se utilizássemos o método acima poderíamos resolvê-los mais facilmente. Partir do mais simples para o mais complexo me parece correto, além do que evita um desgaste antecipado. Energias que poderão ser importantes mais adiante para resolver a parte mais difícil.

Acredito muito na disciplina como solução para muitos de nossos problemas.

Pode parece chato, mas com o passar do tempo veremos a agilidade que ganhamos.

Assim da mesma forma, uma metodologia, um sistema, uma rotina de procedimentos Podem acrescentar muito para nós.

Robertson
Enviado por Robertson em 05/05/2009
Código do texto: T1577932