A História do Homem - Parte XLVIII (William Shakespeare 1564-1616)

É surpreendente, mas o poeta e dramaturgo mais vendido hoje em todo o mundo morreu quatro séculos atrás!

William Shakespeare, considerado o nome mais importante da história da literatura inglesa, nasceu em Stratfor-upon-Avon, em 23 de abril de 1564. Foi o primeiro filho de Mary Aden Shakespeare e John Shakespeare, um fabricante de luvas e político da província.

Quando jovem, Shakespeare apreciava os estudos acadêmicos e também gostava de esportes, principalmente arco e falcoaria (arte de adestrar falcões para a caça).

Em 1582, ele se casou com Anne Hathaway (1557-1623) e, em 1853, nasceu sua filha Susanna.

Alguns anos depois, ele mudou-se com a família para Londres, onde Shakespeare se tornou um ator de relativo sucesso e começou a testar seu talento na criação de peças.

Embora fosse um forasteiro, e não pertencesse aos círculos de escritores londrinos, seus trabalhos rapidamente se tornaram populares não só no meio dos atores, mas também entre os espectadores.

Embora suas peças não tragam datas, sua primeira fase, no final da década de 1580, inclui obras muito conhecidas, como A Comédia dos Erros e Ricardo III.

Também no período entre 1588 e 1592, ele se dedicou à poesia e escreveu uma série de sonetos ainda hoje famosos.

Ente 1594 e 1603, quando Shakespeare tinha por volta de trinta anos de idade, ele produziu onze de suas obras mais famosas, entre elas Os dois Cavalheiros de Verona, A Megera Domada, Sonhos de uma Noite de Verão. O Mercador de Veneza, Muito barulho por Nada, Como Você quiser e Noite de Reis.

Nesse período também, Shakespeare se dedicou as tragédias e peças históricas, entre elas três de suas maiores obras: Henrique V, Júlio César e, talvez, a maior das histórias trágicas de amor da literatura universal, Romeu e Julieta.

Em 1599, já ilustre e bem-sucedido, Shakespeare, junto com outros colegas londrinos também envolvidos com teatro, construiu o Globe Theatre, o maior da Inglaterra daquele tempo.

Foi também nessa época que Shakespeare escreveu seu maior drama, Hamlet, Príncipe da Dinamarca.

Pouco depois, ele produziu uma série de tragédias bem conhecidas como Otelo, Rei Lear e Antônio e Cleópatra.

Em 1610, Shakespeare voltou para Stratford, onde continuou a trabalhar de forma independente e a colaborar com outros colegas.

A última peça que escreveu inteiramente sozinho, antes de sua morte, em 23 de abril de 1616, Foi A Tempestade.

Hoje, muitas de suas obras tornaram-se parte integrante do currículo escolar, tanto do ensino fundamental como do médio, nas nações de língua inglesa, além de também serem muito estudadas em países que falam outros idiomas.

Mesmo quase quatrocentos anos após a sua morte, as peças de Shakespeare ainda são constantemente montadas em todo o mundo.

Várias companhias teatrais tanto de cidades pequenas como em grandes metrópoles, Londres, por exemplo, se especializam em representar suas peças.

*Texto retirado integralmente do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

(Separei o texto em mais parágrafos para se saborear como é gostoso

intelectualmente falar da História do Homem, como Shakespeare que

usou sua inteligência e dedicação aos valores da cultura do próprio Homem)

O que comentar sobre a perfeição?

Apenas isto...400 anos ( 4 séculos )

Já pensaste nisto?

Você ser lembrado daqui a 400 anos como um dos maiores poetas e dramaturgo que o Mundo já viu?

Robertson
Enviado por Robertson em 01/05/2009
Reeditado em 01/05/2009
Código do texto: T1570614