A História do Homem - Parte XLVII (Galileu Galilei 1564-1642)

O Primeiro astrônomo a fazer uso freqüente e sistemático de um telescópio, Galileu Galilei iniciou uma nova era na história da astronomia. Nascido em Pisa, na Itália, filho do matemático Vencenzeo Galilei, na adolescência ele estudou física e escreveu um tratado sobre a gravidade específica dos corpos. Sólidos.

Aos 24 anos de idade, tornou-se professor de matemática em Pisa.

Foi nesta cidade que ele desenvolveu a teoria de que dois objetos de pesos diferentes caíam com a mesma velocidade... Ele teria demonstrado sua teoria sobre a famosa Torre de Pisa, de onde atirou simultaneamente uma bola de metal e outra de madeira que atingiram o chão ao mesmo tempo.

Entre 1592 e 1610, Galileu foi professor na Universidade de Pádua. Em 1609, ele construiu um telescópio baseado no que fora inventado algum tempo antes por Hans Lippershey (1570-1619), na Holanda. Apontando seu telescópio para o céu Galileu viu objetos que ninguém jamais havia observado antes. Em 7 de janeiro de 1610, ele descobriu Io, Europa, Ganimedes e Calisto, as quatro maiores luas de Júpiter.Três delas, aliás, são maiores até do que a Lua que orbita ao redor de nosso planeta.

Galileu afirmou que Júpiter, assim como Marte e Vênus, era um corpo esférico. Ele também investigou Saturno. Em cada lado do planeta, ele observou o que pareciam ser duas luas que nunca mudavam de posição. Mas o que ele realmente vira foram as bordas do grande sistema de anéis, mas seu instrumento não era tão preciso para determinar exatamente o que eram aqueles pontos. Ele também estudou a superfície da Lua e descobriu manchas na superfície do Sol, o que ajudou a provar que a estrela também girava sobre um eixo.

Galileu aceitava, e defendia publicamente, a teoria postulado por Nicolau Copérnico de que o Sol, e não a Terra era o centro de nosso sistema solar. Em 1616, a Igreja Católica, que sustentava a visão oposta (ou seja, que o centro era a Terra), proibiu que Galileu divulgasse ou ensinasse suas idéias. Em 1632, numa atitude desafiadora, ele publicou seu DIÁLOGO SOBRE OS DOIS MAIORES SISTEMAS DO UNIVERSO, o que atraiu a ira da Igreja. Colocado num tipo de prisão domiciliar, Galileu viveu o resto de sua vida em uma vila perto de Florença investigando os céus.

Em 8 de janeiro de 1642, ele morreu. Estava quase cego por observar as manchas solares sem uma proteção nos olhos. Trezentos e cinqüenta anos mais tarde em 31 de outubro de 1992-, suas teorias foram reconhecidas formalmente pelo Papa João Paulo II.

*Texto retirado integralmente do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

Observamos com o passar do Tempo que o Homem persegue uma resposta para sua pergunta eterna...de onde viemos? Para onde vamos muitas pessoas já sabem, ou deduzem.

Galileu Galilei poderia fazer muitas mais descobertas hoje em dia. Inteligência já tinha, curiosidade e paixão pelo que fazia, também. Faltariam mais recursos tecnológicos e apoio dos órgãos do estado e da igreja.

Imagine você sendo um cientista e ter que esconder suas descobertas do mundo.

Seria como amar alguém e nunca declarar seu amor.

Morreria triste e mais, viveria inconformado.

Então se tens um grande amor, uma grande paixão, um grande sonho, uma grande descoberta...os declare ao mundo.

Por mais descaso que receba de volta, você terá liberdade para encarar teus dias com dignidade. E hoje em dia a Igreja Católica poderá te entender de outra forma, obedecidas as escrituras.

Galileu pode não ter tido o reconhecimento da Igreja Católica naquele tempo (reconhecido mais tarde), mas acredito que era um homem feliz, pois realizou descobertas que nenhum homem jamais tinha enxergado.

Poderíamos dizer que ele foi um “desbravador das galáxias, planetas e luas do sistema solar”.

Robertson
Enviado por Robertson em 01/05/2009
Código do texto: T1569835