A História do Homem - Parte XLV (Henrique VIII 1491-1547)

O mais famoso Rei inglês desde Guilherme, o Conquistador, e provavelmente também o mais controverso, Henrique VIII nasceu em Greenwich e era o segundo filho de Henrique VII (1457-1509), primeiro monarca inglês da casa dos Tudor. Henrique chegou ao poder numa época de grandes conflitos entre Inglaterra e França.

Mas, mesmo assim foi capaz de selar a paz entre as duas nações, conseguindo até mesmo que sua irmã se casasse com o Rei francês Luís XII (1462-1515). Henrique VIII assumiu o trono inglês em 1509 e, no mesmo ano, casou-se com Catarina de Aragão(1485-1536), viúva de seu irmão Arthur.

Depois de vinte anos de casamento sem ter conseguido um herdeiro masculino, Henrique quis encerrar sua união com Catarina. O que não foi permitido pelo Papa Clemente VII (1478-1534), pois a Igreja Católica não aceitava o divórcio. Em 1533, Thomas Cranmer (1489-1556), um amigo de Henrique, tornou-se arcebispo da Cantuária, o mais alto cargo eclesiástico d Inglaterra. Assim os dois amigos fizeram um acordo para anular o casamento de Henrique, fazendo o Parlamento declarar que o Direito Divino dos Reis substituíra a autoridade da Igreja. Naquele mesmo ano, Cranmer e Henrique retiraram a ala inglesa do Catolicismo e criaram a Igreja Anglicana.

Depois de o casamento de Henrique com Catarina de Aragão ser anulado, ele prontamente se uniu a Ana Bolena (1507-1536).

Na verdade, os dois já tinham um relacionamento às escondias, mas ela queria um casamento legalizado. Durante três anos, Ana Bolena permaneceu como Rainha da Inglaterra e nesse período eles tiveram uma filha, Elizabeth I (1533-1603), que, mais tarde, se tornaria uma das monarcas mais importantes da Inglaterra. Quando Henrique se cansou de Ana, ele a acusou de adultério e a decapitou em 19 de maio de 1536. Ele casou-se então com Jane Seymou (1509-1537), que morreu pouco depois do nascimento de seu filho, Eduardo VI (1537-1553).

Três anos depois, em 1540, para criar uma aliança política com os príncipes protestantes do norte da Alemanha, Henrique casou-se com Anne de Clèves (1515-1557). Mas a união durou menos de um ano. Henrique VIII escolheu então Catherine Howard (1521-1542), filha do Duque de Norfolk. Mas, como já havia ocorrido com Ana Bolena, Catherine também foi decapitada por sua suposta “imoralidade”. A sexta e última esposa de Henrique foi Catherine Parr (1512-1548), filha de um nobre chamado Thomas Parr. Protestante leal, ela havia apoiado totalmente o então polêmico rompimento de Henrique com a Igreja Católica. Catherine viveu ainda cinco anos após a morte de Henrique.

Deixando de lado sua inclinação por se desfazer de esposas indesejáveis, Henrique marcou sua biografia por ter criado a Igreja Anglicana, a segunda maior fé protestante depois do Luteranismo, fundado por Martinho Lutero. Outro ponto importante foi ter incorporado o País de Gales ao reino britânico e dar-lhe representação no Parlamento inglês.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne

Nem sempre a realeza é vida longa. Que o digam as esposas de Henrique VIII.

A maioria morreu jovem.

Mas temos aí o surgimento da Igreja Anglicana. Será que foi somente para atender a um Rei carente de novos casamentos, na procura por um herdeiro homem?

Provavelmente havia fé também no povo daqueles tempos. Difícil acreditar que todos iriam aderir apenas por decreto do Rei, ou iriam?

Provavelmente existia uma crítica muito forte contra a Igreja Católica de Roma para

Tantas adesões. E ela permanece até os dias de hoje.

Henrique VIII, o monarca inglês que desafiou a autoridade Papal do Vaticano e acabou sendo um dos fundadores da Igreja Anglicana.

Robertson
Enviado por Robertson em 27/04/2009
Código do texto: T1563515