A História do Homem - Parte XLIV (Martinho Lutero 1483-1546)

Martinho Lutero, o homem que iniciou a Reforma Protestante, um movimento que pretendia realiza mudanças estruturais na IGREJA Católica, era filho de um mineiro e cresceu num ambiente familiar religioso e de disciplina rigorosa em Eisleben, Na Saxônia, leste da Alemanha. Depois de estudar filosofia e literatura clássica na Universidade de Efurt, ele entrou para a ordem dos monges agostinianos.

Em 1507, foi ordenado padre e um ano depois se tornou professor de filosófica e teologia em Wittenberg.

Na época de Lutero, a Igreja chegara até a exercer poder político, além do espiritual, preenchendo a lacuna aberta pela queda do Império Romano do ocidente.

Mas, como aconteceu várias vezes ao longo da história, o poder político abre um perigoso espaço para a corrupção. E foi isso o que ocorreu com a Igreja. Apesar da presença de muitos clérigos devotos bem formados intelectualmente., os abusos eram constantes. Um dos maiores era a venda de indulgências: garantia a um fiel de que o pagamento de certa quantia à Igreja lhes permitiria escara à ira do julgamento de Deus a pós a morte.

...Em 31 de outubro de 1517, ele fixou um documento na porta da igreja de Wittenberg. A carta, intitulada “As 95 Teses contra o Abuso das Indulgências”, acusava o arcebispo Albrecht, de Mainz, de fraude na venda de indulgências (Alegava-se que ele embolsara o dinheiro).

Como as atitudes de Lutero chamaram a atenção e começaram a receber apoio, o Papa Leão X (1475-1521) exigiu que ele se retratasse. Ao recusar a retratação, ele foi acusado de heresia (adesão a um conjunto de crenças ou de opiniões contarias aos ensinamentos oficiais da Igreja) e em 1521 foi excomungado (privado de tomar parte na Igreja). Mas, mesmo assim, muitas pessoas, especialmente na Alemanha, seguram sua liderança e romperam com a Igreja. Por isso, eles foram chamados de protestantes, em alusão ao protesto generalizado contra a Igreja Católica Romana.

O próprio Lutero organizou um movimento religioso que aceitava os ensinamentos do Cristianismo, mas rejeitava a autoridade política do Papa em Roma.

Ele viveu o resto da vida em Eisleben, onde fundou um escola e se dedicou inteiramente a uma tradução alemã da Bíblia e de outros escritos.

Embora muitos grupos protestantes foram criados, só aqueles que seguiram a interpretação que Lutero fez do Cristianismo são chamados de Luteranos.

Hoje, o Luteranismo é a religião dominante na Escandinávia, em grande parte da Alemanha e em algumas regiões do centro-oeste da América do Norte.

A revolução iniciada por Martinho Lutero não destruiu a Igreja Romana.

Pelo contrário. Pode até mesmo tê-la salvado.

Ao forçar as autoridades da Igreja a se confrontar som seus defeitos, Lutero não só criou uma forma alternativa de Cristianismo, como também levou Roma a conter um pouco mais seus abusos políticos.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Sendo Protestante por nascimento sinto-me orgulhoso por Lutero.

Por ele ter criado um movimento contra alguns artifícios que iam contra os mandamentos.

Fico feliz também porque a própria Igreja Católica hoje se projeta nos meios religiosos como uma das maiores congregações fundamentadas em princípios corretos que a Teologia explica muito bem.

Existem tropeços, e todos os conhecem, mas o ser humano é por natureza incorreto, por isso se busca em Deus correções para a sua alma.

Dos pecadores, porém, maior será aquele que conhecendo a palavra, a desonrar.

Lamento o surgimento de tantas doutrinas, tantas crenças, tantas portas que se abrem do dia para noite, cada qual se considerando a escolhida para levar a palavra de Deus, em troca de “pequenas indulgências”.

Nunca entenderei uma Igreja de Deus que pede dinheiro para sobreviver.

Acredito que a palavra de Deus não deve ser cobrada, visto que muitas vezes a cura que ela nos apresenta tem valor incalculável para quem a entende pelo coração.

Quando se pede sutilmente alguma colaboração, na verdade olham-se as materialidades em detrimento da espiritualidade.

Alguém pode dizer, mas como se vestirá um sacerdote?

Vestir-se-á com a palavra de Deus. A ele lhe será acrescentado o que for necessário, espontaneamente por quem for tocado em seu coração.

A não ser que nossas Igrejas perpetuaram-se nas permutas políticas.

Robertson
Enviado por Robertson em 26/04/2009
Código do texto: T1561649