A História do Homem - Parte XLI (Nicolau Copérnico 1473-1543)

- Copérnico: um dos maiores astrônomos da história. Suas descobertas revolucionaram o conhecimento e deram início à astronomia moderna-

Ao abrir mão de idéia de que a Terra era o centro da Universo, o astrônomo Nicolau Copérnico arriscou ser acusado de heresia ao demonstrar matematicamente que a Terra gira em torno do Sol.

Antigos astrônomos, incluindo Ptolomeu (100-170 d.C.), haviam concluído corretamente que os planetas e as estrelas eram corpos celestes distantes, em vez de deuses ou animais mágicos, mas, mesmo assim, durante muito tempo, continuo-se a acreditar que a Terra, sendo o local mais importante do Universo, tinha de estar em seu centro.

Nascido em Thorn, na Polônia, Copérnico estudou nas universidades de Cracóvia e em Pádua e Bolonha, Itália. Em 1599, ele foi indicado como professor de matemática em Roma. Mais tarde, tornou-se padre, mas prosseguiu seus estudos sobre astronomia. Em 1507, começou a trabalhar em um tratado, DE REVOLUTIONIBUS ORBIUM CELESTIUM, obra concluída em 1530, mas só publicada no ano de sua morte.

Embora Copérnico acreditasse que a órbita dos planetas era perfeitamente circular (o que não é verdade), ele conseguiu demonstrar que o Sol era o centro das órbitas da Terra e dos outros planetas, e que a Lua girava em torno da Terra. Como conseqüência, ele concluiu também dessa vez corretamente, que a Terra girava em torno do próprio eixo. Embora, pelo fato de a atmosfera girar junto com a superfície sólida da Terra, não haja movimento aparente de rotação, a não ser pelo nascer e pôr do Sol.

As teorias de Copérnico foram fundamentais para que mais tarde tanto Galileu Galilei como Issac Newton pudessem construir a estrutura da astronomia moderna e do nosso conhecimento sobre o Universo.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

O mais importante de tudo é descobrir que o homem não é o centro do mundo. Existe algo muito maior que ele e a sua vasta inteligência.

O bom da sabedoria é que quanto mais descobrimos, mais perguntas fazemos e mais respostas procuramos.

Imagine se todo o Universo girasse em torno do homem.

Hoje lemos sobre as descobertas da astronomia e pouca importância se dá a elas. Nosso umbigo toma todo o nosso tempo.

No tempo de Copérnico muitas teorias ou anotações poderiam indicar pouco caso com as escrituras ou com a forma com que a Igreja as interpretava.

É triste ver como alguns jovens hoje possuem tantas descobertas em suas mãos vindas daqueles tempos e não valorizam um passado tão rico.

Resta a dúvida, no futuro haverá mais entendimento ou simplesmente tudo acontecerá sem questionamentos? Porque o homem quando se julga inteligente, vai ficando mais burro.

Melhor dizer que nada sei, apenas sei o que sei..

Que nada sou, apenas sou o que sou.

Robertson
Enviado por Robertson em 23/04/2009
Código do texto: T1556212