A História do Homem - Parte XL (Nicolau Maquiavel 1469-1527)

Estadista, escritor e teórico italiano. Nasceu em 3 de maio de 1469 em Florença em uma família aristocrática.

Pouco se sabe sobre a sua vida. Mas seus primeiros escritos apontam que ele deveria ter um cultura clássica. É bem provável que conhecesse os filósofos gregos, como Platão e Cícero, além de comungar algumas idéias com Santo Agostinho.

Foi considerado um dos mais importantes pensadores do Renascimento.

..Ele descrevia os fatos como eram. E não como as pessoas pensavam que deveriam ser.

...para ele o homem era capaz de traçar seu próprio destino, visão de mundo muito diferente do conceito medieval de onipotência divina.

Maquiavel trabalhou como funcionário público na República de Florença e em 1498 ele foi nomeado chanceler e secretário da segunda chancelaria de Florença. Sua função era basicamente fazer cumprir as decisões políticas, escrever e compilar minutas, além de ter feito também algumas missões diplomáticas na França, Suíça, Alemanha e em Roma.

Em 1510, inspirado por suas leituras sobre Roma Antiga, ele foi responsável pela organização de uma milícia popular para defender Florença. Mas, dois anos depois, em 1512, a República caiu e os Médici voltaram ao poder. Em novembro daquele ano, Maquiavel foi demitido, preso e torturado, sob suspeita de estar conspirando contra os Médici. Depois de liberado, ele foi morar em SAN Casciano uma pequena vila não muito distante de Florença. Foi lá que começou a escrever suas obras mais importantes.

A mais famosa, O PRÍNCIPE (1513) lhe rendeu a fama de cínico e imoral.

Nela, Maquiavel descreve o método pelo qual um governante pode chegar e manter-se no poder. Ela afirma que o governante deve se preocupar apenas com o poder e estar rodeado de pessoas de confiança que lhe garantam o êxito em suas ações políticas. A obra é polêmica e serviu de inspiração para vários ditadores, embora Maquiavel não fosse adepto da tirania como forma de governo...Maquiavel escreveu entre outros livros, SOBRE A ARTE DA GUERRA (1521) e AS HISTÓRIAS FLORENTINAS (1525).

Considerado um dos principais fundadores do pensamento político moderno, Nicolau Maquiavel morreu em 21 de junho de 1527 em Florença.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*

* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Acredito que não somente ditadores utilizaram-se das obras de Maquiavel.

O agrado oferecido somente aos que rodeiam ao poder é visível ainda hoje, na democracia também.

Muda um pouco com a aproximação de eleições, depois voltam as mesquinharias e conchavos.

O povo ainda tem um caminho para trilhar. Mas cada vez mais se procura um rumo mais correto. Percebemos isto no TSE. Que tenha apoio e mantenha sua conduta de correção.

Coincidentemente Maquiavel morreu no dia 21 de junho, dia de meu nascimento em 1958 (431 anos). Quatro séculos e alguns anos nos separaram.

Como é interessante considerar a época dos Homens que Mudaram a História.

O Renascimento foi realmente uma época de grandes pensadores.

Parece que uma coisa leva a outra.

Atualmente, vivemos tempos de mediocridade em muitas áreas, inclusive na literatura, infelizmente...ops (opinião minha).

Robertson
Enviado por Robertson em 21/04/2009
Código do texto: T1552195