A História do Homem - Parte XXXIX (Erasmo de Roterdã 1466-1536)

Erasmo de Roterdã: suas idéias humanistas deixaram marcas importantes no pensamento liberal e progressista do Renascimento.

O sábio e estudioso holandês Erasmo de Roterdã (ou Desidério Erasmo foi um dos primeiros autores de grande vendagem no mundo. Ele adquiriu sua fama durante o Renascimento, período em que houve um incrível despertar da arte, do pensamento e da literatura, que resgatou a Europa da escuridão intelectual vigente na Idade média.

...As universidades se espalharam pela Europa e houve uma grande onda de disseminação de idéias, possibilitada pelo surgimento da prensa de Gutenberg, em 1450 e pelo nascimento da indústria de publicações.

Nascido em Roterdã, as idéias humanistas de Erasmo sintetizaram o pensamento liberal e progressista do Renascimento. Ele estudou na Holanda e em Paris antes de viajar, em 1498, para a Inglaterra, onde estudou grego na Universidade de Oxford. Seu primeiro tratado teológico, o MANUAL DO CAVALEIRO CRISTÃO, foi publicado em 1503, pouco antes de ele partir para Veneza e Roma, onde seria recebido pelo papa Júlio II.

Erasmo voltou para a Inglaterra e se tornou um dos favoritos da corte do rei Henrique VIII (1491-1547). Continuou a viver na Inglaterra por quase uma década, antes de retornar para o continente europeu em 1517. Primeiro fixando residência em Louvain e depois em Basel, na França.

Os escritos de Erasmo eram populares devido à sua imaginação inteligente e ao se estilo claro e descritivo. Embora isso fizesse com que ele atraísse um grande número de inimigos poderosos em função de suas sátiras.

Entre sues trabalhos mais importantes estão o ELOGIO DA LOUCURA (1509), no qual a “LOUCURA” discursa para um audiência imaginária composta por pessoas de vários tipos: DE DUPLICI COPIA VERBORUM ET RERUM (1511), um texto de retórica para os estudiosos do latim; OS PAIS CRISTÃOS (1521); COLOQUIOS FAMILIARES (1516-1536); DE LIBERO ARBITRIO (1526), um panfleto satirizando Martinho Lutero; AS NAVEGAÇÕES DOS ANTIGOS (1532), uma série de contos; e PREPARAÇAO PARA A MORTE (1533).

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Chama-me a atenção este período porque o Brasil foi descoberto em 1.500. Nesta época, como vemos acima as Universidades começavam a se propagar no continente europeu.

É impressionante como uma descoberta pode mudar o mundo. A prensa de Gutenberg que ao que tudo indica ele adaptou, ou reinventou, da idéia dos tipos móveis do chinês Bi Zheng, significou para nós a divulgação para o mundo do conhecimento, do saber.

Na verdade, tornou através da comunicação conhecido tudo o que o homem tinha inventado ou pensado até então.

O mundo passou a se conhecer em qualquer lugar onde se pudesse divulgar algo.

Erasmo de Roterdã utilizou esta ferramenta para levar seus conhecimentos humanistas para o mundo. E que bom que foram pensamentos humanistas.

Sinto-me emocionado novamente, os textos até agora apresentados mostram um Homem em evolução. E a partir da prensa a comunicação passa a se propagar velozmente pela publicação de escritos, de idéias, de pensamentos. O homem não age mais somente pessoalmente ou por intermédio de outras pessoas,

Ele leva o seu pensamento adiante em textos acessíveis ao povo, como fez Erasmo de Roterdã.

Hoje temos os celulares, a internet, enfim tantos meios de comunicação. E dizer que tudo iniciou paulatinamente por volta de 1.500.

Robertson
Enviado por Robertson em 20/04/2009
Código do texto: T1550328