A História do Homem - Parte XXXVIII (Vasco da Gama 1469-1524)

Vasco da Gama entrou para a história por ter sido o responsável pela descoberta da primeira rota comercial marítima entre a Europa e a índia. Com isso, ele tirou o comércio dos árabes, que dominavam as rotas no Oceano Índico, e também colocou abaixo as rotas terrestres da índia para a Europa, mais caras que as feitas pelo mar.

Vasco da Gama nasceu na cidade de Sines, província de Alentejo, Portugal. Filho de uma tradicional família de nobres – seu pai era uma espécie de prefeito de Sines e tinha certo prestígio na corte de Dom João II- Vasco recebeu boa educação.

...Em 1497, o. Rei Dom Manuel decidiu retornar a exploração do continente africano e ir bem mais além: buscar um caminho marítimo para a índia. Vasco da Gama, um oficial da Marinha que já havia combatido os franceses na defesa das colônias portuguesas, foi o escolhido.

Seguindo as orientações de Bartolomeu Dias, ele saiu de Lisboa em 8 de julho de 1497, comandando quatro navios e cerca de 150 marinheiros. Ele conseguiu contornar o Cabo da Boa Esperança em 22 de Novembro e rumou ao norte, pelo Oceano Índico, costeando todo o litoral oriental da África, onde enfrentou resistência dos muçulmanos que dominavam o comércio na região. Depois, ele navegou pelo Mar das Arábias e chegou a Calicute (hoje Calcutá), no sul da índia, em 20 de maio de 1498, o principal centro comercial de pedras preciosas, pérolas e especiarias. A princípio,,os portugueses foram bem recebidos pelo monarca hindu Samorim. Mas, depois, o governante se sentiu insultado pelos presentes de qualidade duvidosa levados por Vasco da Gama.

A façanha, que, nas décadas seguintes, abriria o comércio marítimo para Portugal, fazendo com que o pequeno país se tornasse um dos mais ricos da Europa no século dezesseis, teve um custo muito alto. A maioria dos tripulantes (mais da metade da tripulação) havia morrido de escorbuto durante a viagem de volta.

Isso, no entanto, não impediu que Vasco da Gama recebesse muitas homenagens e uma polpuda recompensa financeira.

Como em sua primeira viagem ele não havia com seguido estabelecer uma rota comercial com a Índia, ele teve que retornar em 1502. Nessa segunda expedição, ele comandou uma frota de vinte embarcações e marinheiros muito bem armados. E, dessa vez, sua permanência em Calicute não foi nada amistosa. Primeiro, ele vingou a morte de alguns portugueses que haviam ficado lá quando da passagem de Pedro Álvares Cabral (1467-1520). Depois, pôs fogo em um barco árabe, matando cerca de 400 pessoas inocentes, entre adultos, mulheres e crianças. Para forçar Samorim a expulsar todos os muçulmanos de Calicute e negociar diretamente com Portugal, da Gama matou 38 pescadores hindus e retalhou seus corpos. Depois, bombardeou o porto da cidade. À força, ele conseguiu o que queria. Já em Portugal, foi novamente homenageado como um herói recebeu o título de conde e terras. Em 1524, investido do cargo de vice-rei da Índia, ele ainda realizou sua terceira e última viagem à Índia, onde ficou doente e morreu em 24 de dezembro de 1524.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Como vemos nada no passado foi conseguido de maneira benevolente.

Os inocentes sempre pagaram pela ganância e pelos desvarios dos mais abastados.

Numa época em que havia uma guerra política por novas descobertas pouco valor se dava a vida de inocentes.

Grandes impérios e grandes nações hoje se vangloriam de sua riqueza e sua democracia,

De suas virtudes. Mas a que preço? Muitas vozes que não se submeteram ao jugo hoje

Sussurram sobre as páginas da história.

Enfim o mundo segue, a vida segue. E o comércio mundial cresceu se abriram rotas,

Novas mercadorias adentraram aos países do primeiro mundo.

Houve troca de culturas e novos conhecimentos foram assimilados.

Robertson
Enviado por Robertson em 19/04/2009
Código do texto: T1547927